INSTRUÇÕES DE USO ESTALIS

Atualizado em 28/05/2016

O sistema transdérmico de ESTALIS deve ser aplicado sobre uma superfície de pele1 limpa e seca, que não esteja irritada, machucada ou oleosa (não deve ser aplicado sobre a pele1 com resíduos de creme, loção ou óleo hidratante), nas nádegas2 ou abdômen. Deve-se evitar a região da cintura, visto que roupas apertadas podem causar o despreendimento do sistema. O sistema transdérmico de ESTALIS não deve ser aplicado sobre as mamas3 ou em regiões próximas a elas.
O sistema transdérmico deve ser substituído a cada 3 ou 4 dias. Os locais de aplicação4 devem ser alternados, com um intervalo de pelo menos 1 semana entre 2 aplicações no mesmo local.
Cada sistema transdérmico de ESTALIS é selado em envelope de proteção individual. Após a abertura do envelope e retirada do sistema transdérmico do interior do mesmo, remova uma das metades da camada protetora, tomando cuidado para que os seus dedos não entrem em contato com a cola da matriz adesiva de liberação. Aplique o sistema transdérmico imediatamente. Remova a segunda metade da camada protetora e pressione firmemente o sistema transdérmico com a palma da mão5 por no mínimo 10 segundos, alisando cuidadosamente as bordas. Tome cuidado durante o banho ou outras atividades para não descolar o sistema transdérmico.
Em caso de despreendimento ou "queda" do sistema transdérmico (após atividade física, sudorese6 excessiva ou fricção de roupas apertadas), o mesmo sistema transdérmico pode ser reaplicado em outro local. Se necessário, pode-se aplicar um novo sistema transdérmico. Deve-se seguir sempre o esquema do tratamento original recomendado pelo médico. Após a aplicação sobre a pele1, o sistema transdérmico não deve ser exposto ao sol por longos períodos.
A remoção do sistema transdérmico deve ser realizada lenta e cuidadosamente, para evitar a irritação cutânea7. Caso permaneça algum resíduo na pele1 após a remoção do sistema transdérmico, seque a região e depois friccione cuidadosamente a área com creme ou loção, removendo assim o resíduo do adesivo.
Após a remoção do sistema transdérmico, o sistema usado deve ser dobrado sobre a face8 adesiva e descartado.
Os sistemas transdérmicos de ESTALIS devem ser mantidos fora do alcance das crianças, quando novos ou mesmo após a sua utilização.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Nádegas:
3 Mamas: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
4 Locais de aplicação: Locais do corpo onde a insulina é geralmente injetada.
5 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
6 Sudorese: Suor excessivo
7 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
8 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.