FARMACOCINÉTICA UXALUN

Atualizado em 28/05/2016

A Oxaliplatina sofre biotransformação não enzimática rápida a uma variedade de intermediários reativos, sendo que a avaliação da famacocinética da platina, mais do que de outros compostos relacionados, é geralmente empregada para estudos farmacocinéticos de rotina.Acredita-se que as propriedades anti-tumorais e citotóxicas da Oxaliplatina residem em algumas espécies de platina presentes na fração plasmática ultrafiltrável (sem proteínas1 ligadas à droga e produtos de biotransformação), enquanto que a platina ligada às proteínas1 plasmáticas ou eritrócitos2 é considerada como farmacocineticamente inativa.
Em um estudo in vitro, a tomada máxima de platina dentro dos eritrócitos2 (37%) ocorreu 2 horas após a exposição a Oxaliplatina, não sendo diferente da taxa encontrada para o plasma3. Desta forma, o acúmulo da platina no interior dos eritrócitos2 não funciona como um reservatório de droga.
A platina derivada da Oxaliplatina liga-se rápida e extensivamente às proteínas1 plasmáticas. Em pacientes com câncer4, a extensão de proteínas1 do plasma3 ligadas a platina depois de 2 horas da infusão de Oxaliplatina 130mg/m2 aumentou de 70% na segunda hora para 95% cinco dias após a infusão. Este esquema de dose produziu uma concentração plasmática máxima (Cmax) de platina de 0.83 a 1.21 e 2.96 a 3.22 mg/L no plasma3 ultrafiltrado e plasma3 total respectivamente. Os valores da área sob a curva concentração-tempo de zero ao infinito (AUC5?) foram 11.9 a 13.6 e 207 a 290 mg/L/h para o plasma3 ultrafiltrado e total, respectivamente.
As concentrações de platina no steady-state do plasma3 ultrafiltrado foram tomados durante o primeiro ciclo de tratamento com 130mg/m2 de Oxaliplatina e não foi descrito acúmulo após a administração de doses únicas ou múltiplas (com ou sem drogas concomitantes). Todavia, foi descrito o acúmulo progressivo de platina em eritrócitos2.
A Cmax de platina foi tempo-dependente em relação ao pico de infusão de Oxaliplatina durante um regime de tratamento cronomodulado. Pacientes com metástase6 de câncer4 coloretal (n=36) foram tratados com Oxaliplatina 25, Fluoruracil 800 e ácido folínico, doses de 150 mg/m2/dia por 4 dias. Os valores da Cmax de platina total e ultrafiltrável (livre) foram significativamente menores depois do pico de administração de Oxaliplatina em 0-100 horas do que em 0-700 ou 1600 horas (0.7 vs 1.2 ou 1.0 mg/L para platina total, e 0.12 vs 0.24 ou 0.19 para platina livre).
A platina derivada da Oxaliplatina tem um grande volume de distribuição no plasma3 ultrafiltrado (582 a 812 litros) e um declínio de meia-vida triexponencial com as fases iniciais de distribuição á e â curtas (? 0.2 a 0.3 horas e ? 15 a 16 horas, respectivamente) e uma fase ã terminal longa (252 a 273 horas). O clearence de platina ultrafiltrada varia de 9.3 a 10.1l/h.
A excreção de produtos de biotransformação da Oxaliplatina ocorre principalmente pela via renal7. A taxa de recuperação da platina urinária foi de ? 50% da dosagem administrada de Oxaliplatina 130 mg/m2 após 72 horas e de 57% após o 11º dia de administração. O índice de excreção fecal de platina foi de somente 2.1% da dose administrada após 5 dias.
A exposição à platina plasmática foi maior em pacientes com problemas renais moderados em comparação com indivíduos com função renal7 normal, embora a Cmax de platina ultrafiltrada não seja diferente entre grupos. Aumento na AUC5 (9.16 vs 5.21mg/l/h) e valores de clearence sistêmico8 diminuídos (14.23 vs 25.70l/h) foram descritos entre pacientes com problemas renais (clearence de creatinina9 27 a 57ml/min) em comparação com indivíduos com função renal7 normal. Contudo, não foi descrito aumento na taxa de deterioração da função renal7 e do índice de toxicidade10 da Oxaliplatina em pacientes com problemas renais. O clearence corporal total de platina foi independente da idade, sexo e função hepática11.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
2 Eritrócitos: Células vermelhas do sangue. Os eritrócitos maduros são anucleados, têm forma de disco bicôncavo e contêm HEMOGLOBINA, cuja função é transportar OXIGÊNIO. Sinônimos: Corpúsculos Sanguíneos Vermelhos; Corpúsculos Vermelhos Sanguíneos; Corpúsculos Vermelhos do Sangue; Glóbulos Vermelhos; Hemácias
3 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
4 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
5 AUC: A área sob a curva ROC (Receiver Operator Characteristic Curve ou Curva Característica de Operação do Receptor), também chamada de AUC, representa a acurácia ou performance global do teste, pois leva em consideração todos os valores de sensibilidade e especificidade para cada valor da variável do teste. Quanto maior o poder do teste em discriminar os indivíduos doentes e não doentes, mais a curva se aproxima do canto superior esquerdo, no ponto que representa a sensibilidade e 1-especificidade do melhor valor de corte. Quanto melhor o teste, mais a área sob a curva ROC se aproxima de 1.
6 Metástase: Formação de tecido tumoral, localizada em um lugar distante do sítio de origem. Por exemplo, pode se formar uma metástase no cérebro originário de um câncer no pulmão. Sua gravidade depende da localização e da resposta ao tratamento instaurado.
7 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
8 Sistêmico: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
9 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
10 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
11 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.