INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS UXALUN

Atualizado em 28/05/2016

Os efeitos da Oxaliplatina na farmacocinética do Fluoruracil (na presença de ácido folínico) são inconsistentes. Enquanto uma infusão de Oxaliplatina 85 mg/m2 por 2 horas não afeta os parâmetros farmacocinéticos de Fluoruracil, outro estudo descreveu aumento significativo dos níveis plasmáticos de Fluoruracil quando Oxaliplatina 130mg/m2 foi adicionada ao regime. Um terceiro estudo relatou que o padrão de eliminação linear foi aumentado e a AUC1 de Fluoruracil diminuiu (p=0.05, ambos parâmetros) na presença de Oxaliplatina. As propriedades farmacocinéticas de Oxaliplatina não foram afetadas por Fluoruracil.Não foram relatadas interações farmacocinéticas entre Oxaliplatina 85 ou 110 mg/m2 e Irinotecano 150 a 250 mg/m2 durante episódios de co-administração. De modo semelhante, a farmacocinética da Oxaliplatina 85 mg/m2 e do Topotecano 0.5 mg/m2 não foram afetadas quando estes agentes foram administrados em conjunto. Dosagens elevadas de Raltitrexed (3 a 3.75 mg/m2) não parecem afetar as propriedades farmacocinéticas de Oxaliplatina 130 mg/m2. Todavia, em outro estudo, o clearence de Oxaliplatina pareceu aumentar e a meia-vida terminal diminuiu por aproximadamente 87 e 36%, respectivamente, durante a co-administração com Raltitrexed.
Deve-se evitar o uso de dispositivos de administração intravenosa contendo alumínio, pois Uxalun® (Oxaliplatina) pode ser degradado em contato com alumínio.
Devido à incompatibilidade com cloreto de sódio e com soluções básicas (em particular o 5-fluoruracil e o trometanol), Oxaliplatina não deve ser misturada com estas substâncias ou administrada pela mesma via venosa.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 AUC: A área sob a curva ROC (Receiver Operator Characteristic Curve ou Curva Característica de Operação do Receptor), também chamada de AUC, representa a acurácia ou performance global do teste, pois leva em consideração todos os valores de sensibilidade e especificidade para cada valor da variável do teste. Quanto maior o poder do teste em discriminar os indivíduos doentes e não doentes, mais a curva se aproxima do canto superior esquerdo, no ponto que representa a sensibilidade e 1-especificidade do melhor valor de corte. Quanto melhor o teste, mais a área sob a curva ROC se aproxima de 1.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.