
INFORMAÇÃO AO PACIENTE LUDIOMIL
O prazo de validade está impresso no cartucho. Não utilize o produto após a data de validade.Informe ao médico se estiver grávida, se ocorrer gravidez1 durante o tratamento ou se estiver amamentando.
Os comprimidos devem ser ingeridos de preferência à noite. O tratamento com LUDIOMIL não deve ser interrompido sem o conhecimento do médico.
Os efeitos indesejáveis de LUDIOMIL são leves e transitórios e, normalmente, desaparecem durante o tratamento ou após a redução da dose. Pacientes idosos são mais sensíveis. Ocasionalmente podem ocorrer tontura2, dor de cabeça3, vertigem4, cansaço transitório, sonolência, secura da boca5, vermelhidão de pele6, urticária7 (às vezes acompanhada de febre8), náuseas9, vômitos10, alterações da pressão arterial11, aumento da freqüência cardíaca, transpiração12, aumento de peso. Informe ao seu médico caso ocorra qualquer reação: ele lhe dará a orientação adequada.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Antes de iniciar o tratamento, informe ao médico sobre qualquer outro medicamento que você esteja tomando.
Enquanto estiver em tratamento, o paciente não deve ingerir bebidas alcoólicas.
Contra-indicações: Alergia13 conhecida à maprotilina, pacientes portadores ou com suspeita de epilepsia14, casos de infarto do miocárdio15 e outros problemas de coração16, glaucoma17 (aumento da pressão no olho18), problemas urinários. LUDIOMIL não deve ser administrado ou deve ser retirado em casos de intoxicação alcoólica, por hipnóticos, analgésicos19 ou drogas psicotrópicas.
Precauções: O médico deve ser avisado se o paciente for portador de problemas de fígado20, de coração16, de pressão arterial11, dos rins21, de tireóide, de aumento de pressão no olho18 e de doenças mentais. Durante o tratamento a longo prazo, devem ser feitos exames odontológicos para observação de cáries22. Devem ser feitos exames de sangue23 periódicos. Nos pacientes em tratamento, a habilidade para dirigir veículos e/ou operar máquinas pode estar afetada.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO; PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE24.