PRECAUÇÕES BREVIBLOC

Atualizado em 28/05/2016

GeraisConcentrações de infusão de 20 m/ml foram mais associadas com irritação venosa e maior gravidade, incluindo tromboflebite1, do que as concentrações de 10 mg/ml. O extravasamento de soluções a 20 mg/ml pode acarretar uma reação local grave e possível necrose2 de pele3. Concentrações superiores a 10 mg/ml ou infusão em veias4 de pequeno calibre ou através de cateteres do tipo "butterfly" devem ser evitadas.
Devido ao fato de o metabólito5 ácido do BREVIBLOC( ser primariamente excretado inalterado pelo rim6, BREVIBLOC( deve ser administrado com precaução a pacientes com função renal7 prejudicada. A meia-vida de eliminação do metabólito5 ácido foi prolongada em 10 vezes e o nível plasmático foi considerado elevado em pacientes com doença renal7 em estágio final.
Deve-se tomar cuidado na administração intravenosa do BREVIBLOC(, uma vez que têm sido relatados necrose2 e desprendimento da pele3 em associação com infiltração e extravasamento de infusões intravenosas.
Carcinogênese, Mutagênese, Prejuízo à Fertilidade:
Devido a seu uso a curto prazo, não foram conduzidos estudos sobre a carcinogenicidade, mutagenicidade ou reprodução8 com BREVIBLOC(.

Gravidez9: Estudos de teratogenicidade em ratas nas doses intravenosas de BREVIBLOC( de até 300 mcg/kg/min (3 mg/kg/min) (dez vezes a dose de manutenção humana máxima) por 30 minutos, diariamente, não produziram evidência de toxicidade10 materna, embriotoxicidade ou teratogenicidade, enquanto que uma dose de 10.000 mcg/kg/min (10 mg/kg/min) produziu toxicidade10 materna e letalidade. Em coelhas, doses intravenosas diárias de até 10.000 mcg/kg/min (10 mg/kg/min) por 30 minutos não produziram evidência de toxicidade10 materna, embriotoxicidade ou teratogenicidade, enquanto que uma dose de 2.500 mcg/kg/min (2,5 mg/kg/min) produziu toxicidade10 materna mínima e aumento das reabsorções fetais.
Não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas. BREVIBLOC( deve ser usado durante a gravidez9 somente se o benefício potencial justificar o risco potencial ao feto11.

Mulheres Lactantes12: Não se sabe se BREVIBLOC( é excretado no leite humano. Portanto, deve-se tomar cuidado quando BREVIBLOC( for administrado a mulheres que estão amamentando.

Uso Pediátrico: A segurança e a eficácia do BREVIBLOC( em crianças não foram estabelecidas.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tromboflebite: Processo inflamatório de um segmento de uma veia, geralmente de localização superficial (veia superficial), juntamente com formação de coágulos na zona afetada. Pode surgir posteriormente a uma lesão pequena numa veia (como após uma injeção ou um soro intravenoso) e é particularmente frequente nos toxico-dependentes que se injetam. A tromboflebite pode desenvolver-se como complicação de varizes. Existe uma tumefação e vermelhidão (sinais do processo inflamatório) ao longo do segmento de veia atingido, que é extremamante doloroso à palpação. Ocorrem muitas vezes febre e mal-estar.
2 Necrose: Conjunto de processos irreversíveis através dos quais se produz a degeneração celular seguida de morte da célula.
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
4 Veias: Vasos sangüíneos que levam o sangue ao coração.
5 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
6 Rim: Os rins são órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
7 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
8 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
9 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
10 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
11 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
12 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.