SUPERDOSE DIOVAN TRIPLO

Atualizado em 28/05/2016


Valsartana + hidroclorotiazida

A superdose com a valsartana pode resultar em acentuada hipotensão1 que pode levar a uma depressão do nível de consciência, colapso2 do sistema circulatório3 e/ou choque4. Se a ingestão foi recente, deve-se induzir vômito5, do contrário, o tratamento usual seria a infusão intravenosa de solução salina fisiológica6.

Valsartana não pode ser removida por hemodiálise7, por sua forte ligação com as proteínas8 plasmáticas; porém, o clearance (depuração) da hidroclorotiazida será aumentado pela diálise9.

Anlodipino

Os dados disponíveis com o anlodipino sugerem que uma grande superdose poderia resultar em excessiva vasodilatação periférica e possível taquicardia10 reflexa. Foi relatada hipotensão1 sistêmica acentuada e provavelmente prolongada, incluindo choque4 com resultado fatal. A administração de carvão ativado a voluntários sadios imediatamente ou até 2 horas após a administração de 10 mg de anlodipino demonstrou uma diminuição significante na absorção do anlodipino. Em alguns casos, lavagem gástrica11 pode ser necessária. Uma hipotensão1 clinicamente significante devido à superdose do anlodipino requer medida ativa de suporte cardiovascular, incluindo monitoração frequente das funções cardíaca e respiratória, elevação das extremidades, atenção para o volume de fluido circulante e eliminação urinária. Um vasoconstritor pode ser útil na recuperação do tônus vascular12 e pressão sanguínea, desde que o uso do mesmo não seja contraindicado. Gluconato de cálcio intravenoso pode ser benéfico na reversão dos efeitos dos bloqueadores do canal de cálcio. Uma vez que o anlodipino é altamente ligado às proteínas8 plasmáticas, a diálise9 não constitui um benefício para o paciente.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Reg. MS - 1.0068.1061

Farm. Resp.: Marco A. J. Siqueira

CRF-SP 23.873

Lote, data de fabricação e de validade: vide cartucho

valsartana/hidroclorotiazida:

Fabricado por: Novartis Pharma Stein AG, Stein,Suíça.

Ou Novartis Farma S.p.A., Torre Annunziata (NA), Itália.

anlodipino:

Fabricado por: Sandoz Private Ltd. na Strides Arcolab Ltd

(nº 36/37, Surragajakkanahalli, Village Indlawadi Cross, Anekal Taluk, Bangalore,

Índia) para Sandoz GmbH – Kundl, Áustria. Uma empresa do grupo Novartis.

Ou Lek Pharmaceuticals d.d., Verovskova 57, SI 1526 Ljubljana, Eslovênia.

Importado e embalado por:

Novartis Biociências S.A.

Av. Ibirama, 518 - Complexos 441/3

Taboão da Serra - SP

CNPJ 56.994.502/0098-62

Indústria Brasileira


® = Marca registrada de Novartis AG, Basileia, Suíça.

BPI Diovan HCT 26.01.09 + MS 15.04.08 + MS 24.07.08 + DOU 06.07.09 + DOU 29.07.09

228-PSB/GLC-0169-s

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
2 Colapso: 1. Em patologia, é um estado semelhante ao choque, caracterizado por prostração extrema, grande perda de líquido, acompanhado geralmente de insuficiência cardíaca. 2. Em medicina, é o achatamento conjunto das paredes de uma estrutura. 3. No sentido figurado, é uma diminuição súbita de eficiência, de poder. Derrocada, desmoronamento, ruína. 4. Em botânica, é a perda da turgescência de tecido vegetal.
3 Sistema circulatório: O sistema circulatório ou cardiovascular é formado por um circuito fechado de tubos (artérias, veias e capilares) dentro dos quais circula o sangue e por um órgão central, o coração, que atua como bomba. Ele move o sangue através dos vasos sanguíneos e distribui substâncias por todo o organismo.
4 Choque: 1. Estado de insuficiência circulatória a nível celular, produzido por hemorragias graves, sepse, reações alérgicas graves, etc. Pode ocasionar lesão celular irreversível se a hipóxia persistir por tempo suficiente. 2. Encontro violento, com impacto ou abalo brusco, entre dois corpos. Colisão ou concussão. 3. Perturbação brusca no equilíbrio mental ou emocional. Abalo psíquico devido a uma causa externa.
5 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
6 Fisiológica: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
7 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
8 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
9 Diálise: Quando os rins estão muito doentes, eles deixam de realizar suas funções, o que pode levar a risco de vida. Nesta situação, é preciso substituir as funções dos rins de alguma maneira, o que pode ser feito realizando-se um transplante renal, ou através da diálise. A diálise é um tipo de tratamento que visa repor as funções dos rins, retirando as substâncias tóxicas e o excesso de água e sais minerais do organismo, estabelecendo assim uma nova situação de equilíbrio. Existem dois tipos de diálise: a hemodiálise e a diálise peritoneal.
10 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
11 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
12 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.