
REAÇÕES ADVERSAS BROMETO DE ROCURÔNIO
Reações anafiláticas1
Embora muito raras, foram relatadas reações anafiláticas1 graves a agentes bloqueadores neuromusculares, incluindo brometo de rocurônio. Em alguns casos essas reações foram fatais. Devido à possível gravidade destas reações, deve-se sempre supor que elas podem ocorrer e tomar as precauções necessárias.
Liberação de histamina2 e reações histaminóides
Uma vez que os agentes bloqueadores neuromusculares são sabidamente capazes de induzir a liberação de histamina2, tanto local quanto sistemicamente, a possibilidade de ocorrência de reações pruriginosas3 e eritematosas4 no local da injeção5 e/ou reações histamínicas (anafilóides) generalizadas, tais como broncoespasmo6 e alterações cardiovasculares (p. ex. hipertensão7 e taquicardia8), deve ser sempre levada em consideração quando se administra tais drogas.
Em estudos clínicos foram observados apenas pequenos aumentos nos níveis plasmáticos médios de histamina2 após a administração rápida em bolo de doses de 0,3 a 0,9 mg de brometo de rocurônio por kg de peso.
Reações no local da injeção5
Durante indução de seqüência rápida de anestesia9 foi relatada dor à injeção5, especialmente quando o paciente não havia perdido completamente a consciência, e particularmente quando o propofol foi usado como agente de indução. Em estudos clínicos foi observada dor à injeção5 em16% dos pacientes submetidos à indução de seqüência rápida de anestesia9 com propofol, e em menos de 0,5% dos pacientes submetidos à indução de seqüência rápida de anestesia9 com fentanil
e tiopental.