INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE BESITRAC 25MG E 50MG

Atualizado em 28/05/2016

Características Farmacológicas


Propriedades farmacodinâmicas

O besilato de atracúrio é um relaxante músculo-esquelético altamente seletivo, competitivo e bloqueador neuromuscular não-despolarizante.


Propriedades farmacocinéticas

O besilato de atracúrio é inativado pela eliminação de Hofmann, um processo não enzimático que ocorre em pH fisiológico1,  através da hidrólise éster, cataIisada por esterases não-específicas.

A reversão do bIoqueio neuromuscular não depende do metabolismo2 hepático ou renal3 ou da excreção.

A duração do bloqueio neuromuscular não é afetada por disfunções hepática4, renal3 ou circulatória. Testes realizados com plasma5 de pacientes com níveis baixos de pseudocolinesterase demonstram que a inativação do besilato de atracúrio permanece inalterada. Variações no pH sangüíneo e na temperatura corporal do paciente, dentro da faixa fisiológica6, não afetará a duração da ação de besilato de atracúrio.

Hemofiltração e hemodiafiltração exercem um efeito mínimo nos níveis plasmáticos de atracúrio e de seus metabólitos7, incluindo a laudanosina. Não existem dados disponíveis sobre os efeitos da hemodiálise8 e da hemoperfusão sobre os níveis plasmáticos de atracúrio e seus metabólitos7.

Pacientes com disfunção hepática4 e/ou renal3, em Unidade de Tratamento Intensivo, apresentam níveis mais elevados de metabólitos7 que não contribuem para o efeito neuromuscular.


Resultados de eficácia

Besilato de atracúrio promoveu boas condições de intubação orotraqueal9 em 90% dos pacientes. Em crianças, besilato de atracúrio atingiu bloqueio neuromuscular adequado em 100% dos pacientes, com reversão do mesmo considerada boa em 98% dos casos. Besilato de atracúrio proporcionou nível de bloqueio neuromuscular adequado, facilitando a ventilação10 mecânica em 100% dos pacientes em unidade de terapia intensiva11.


- INDICAÇÔES:

Besitrac é indicado como adjuvante da anestesia12 geral para facilitar a intubação endotraqueal e propiciar o relaxamento da musculatura esquelética ou a ventilação10 controlada durante cirurgia e para facilitar a ventilação10 mecânica em pacientes internados em Unidade de Tratamento Intensivo.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Fisiológico: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
2 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
3 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
4 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
5 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
6 Fisiológica: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
7 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
8 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
9 Orotraqueal: Relativo à boca e à traqueia.
10 Ventilação: 1. Ação ou efeito de ventilar, passagem contínua de ar fresco e renovado, num espaço ou recinto. 2. Agitação ou movimentação do ar, natural ou provocada para estabelecer sua circulação dentro de um ambiente. 3. Em fisiologia, é o movimento de ar nos pulmões. Perfusão Em medicina, é a introdução de substância líquida nos tecidos por meio de injeção em vasos sanguíneos.
11 Terapia intensiva: Tratamento para diabetes no qual os níveis de glicose são mantidos o mais próximo do normal possível através de injeções freqüentes ou uso de bomba de insulina, planejamento das refeições, ajuste em medicamentos hipoglicemiantes e exercícios baseados nos resultados de testes de glicose além de contatos freqüentes entre o diabético e o profissional de saúde.
12 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.