
INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE BESITRAC 25MG E 50MG
Características Farmacológicas
Propriedades farmacodinâmicas
O besilato de atracúrio é um relaxante músculo-esquelético altamente seletivo, competitivo e bloqueador neuromuscular não-despolarizante.
Propriedades farmacocinéticas
O besilato de atracúrio é inativado pela eliminação de Hofmann, um processo não enzimático que ocorre em pH fisiológico1, através da hidrólise éster, cataIisada por esterases não-específicas.
A reversão do bIoqueio neuromuscular não depende do metabolismo2 hepático ou renal3 ou da excreção.
A duração do bloqueio neuromuscular não é afetada por disfunções hepática4, renal3 ou circulatória. Testes realizados com plasma5 de pacientes com níveis baixos de pseudocolinesterase demonstram que a inativação do besilato de atracúrio permanece inalterada. Variações no pH sangüíneo e na temperatura corporal do paciente, dentro da faixa fisiológica6, não afetará a duração da ação de besilato de atracúrio.
Hemofiltração e hemodiafiltração exercem um efeito mínimo nos níveis plasmáticos de atracúrio e de seus metabólitos7, incluindo a laudanosina. Não existem dados disponíveis sobre os efeitos da hemodiálise8 e da hemoperfusão sobre os níveis plasmáticos de atracúrio e seus metabólitos7.
Pacientes com disfunção hepática4 e/ou renal3, em Unidade de Tratamento Intensivo, apresentam níveis mais elevados de metabólitos7 que não contribuem para o efeito neuromuscular.
Resultados de eficácia
Besilato de atracúrio promoveu boas condições de intubação orotraqueal9 em 90% dos pacientes. Em crianças, besilato de atracúrio atingiu bloqueio neuromuscular adequado em 100% dos pacientes, com reversão do mesmo considerada boa em 98% dos casos. Besilato de atracúrio proporcionou nível de bloqueio neuromuscular adequado, facilitando a ventilação10 mecânica em 100% dos pacientes em unidade de terapia intensiva11.
- INDICAÇÔES:
Besitrac é indicado como adjuvante da anestesia12 geral para facilitar a intubação endotraqueal e propiciar o relaxamento da musculatura esquelética ou a ventilação10 controlada durante cirurgia e para facilitar a ventilação10 mecânica em pacientes internados em Unidade de Tratamento Intensivo.