POSOLOGIA BESITRAC 25MG E 50MG

Atualizado em 28/05/2016

Uso em adultos em bolus1:

Besitrac é administrado por injeção2 intravenosa. A faixa de dosagem para adultos é 0,3 a 0,6 mg/kg (dependendo do tempo necessário para a duração do bloqueio completo) e promoverá o relaxamento adequado por 15 a 35 minutos. A intubação endotraqueal pode ser usualmente realizada dentro de 90 segundos a partir da injeção2 intravenosa de 0,5 a 0,6 mglkg. O bloqueio completo pode ser prolongado com doses suplementares de 0,1 a 0,2 mg/kg, conforme a necessidade. Doses suplementares sucessivas não resultam em um aumento acumulativo do efeito bloqueador neuromuscular. A recuperação espontânea, a partir do final do bloqueio completo, ocorre em cerca de 35 minutos, conforme medido através da restauração da resposta tetânica a 95% da função neuromuscular normal. O bloqueio neuromuscular completo produzido por besilato de atracúrio pode ser rapidamente revertido através da administração de doses padrões de agentes anticolinesterase como neostigmina e edrofônio, acompanhados ou precedidos por atropina, sem evidência de recurarização.


Uso em adultos por infusão

Após uma dose inicial bolus1 de 0,3 a 0,6 mg/kg, besilato de atracúrio pode ser usado para manter o bloqueio neuromuscular durante longos procedimentos cirúrgicos através da administração contínua nas taxas de 0,3 a 0,6 mg/kg/hora, por infusão.

Besilato de atracúrio pode ser administrado durante cirurgia cardiopulmonar nas taxas de infusão recomendadas. A indução de hipotermia3 para atingir temperatura corporal entre 25°C e 26°C reduz a taxa de inativação do atracúrio. Por isto, o bloqueio neuromuscular completo deve ser mantido por aproximadamente metade da taxa de infusão original, nestas condições de temperatura. A compatibilidade de besilato de atracúrio com as soluções de infusão, assim como o período de estabilidade da solução resultante, encontram-se discriminados no item “modo de usar e cuidados de conservação depois de aberto”.


Uso em crianças

A dose para crianças com mais de um mês de idade é a mesma para adultos, de acordo com o peso corporal.


Uso em idosos

A dose para pacientes4 idosos é a mesma para adultos. Recomenda-se, entretanto, que a dose inicial seja a menor dose da faixa posológica e que o medicamento seja administrado lentamente.


Uso em pacientes com função renal5 e/ou hepática6 reduzida

Besitrac deve ser usado na dosagem padrão em todos os níveis de função renal5 ou hepática6, incluindo estágio final de falência.


Uso em pacientes com doenças cardiovasculares7

Em pacientes portadores de doença cardiovascular clinicamente significante, a dose inicial de Besitrac deve ser administrada acima de um período de 60 segundos.


Uso em pacientes em Unidade de Tratamento Intensivo

Após uma dose inicial opcional de Besitrac em bolus1, na faixa de 0,3 a 0,6 mg/kg, pode ser usada para manter o bloqueio neuromuscular, uma infusão contínua entre 11 e 13mcg/kg/min (0,65 – 0,78 mg/kg/h) (Casale, 1993). Entretanto, há uma grande variabilidade entre os pacientes nas doses necessárias. As doses necessárias podem se alterar com o tempo. Taxas de infusão baixas como 4,5 mcg/kg/min (0,27mg/kg/h) ou altas como 29,5 mcg/kg/min (1,77 mg/kg/h) são requeridas para alguns pacientes. A taxa de recuperação espontânea para bloqueio neuromuscular após infusão de Besitrac em pacientes internados em UTI é independente da duração da administração. Pode-se esperar que ocorra recuperação espontânea a uma razão maior que 0,75 em estimulação em salva e de 4 estímulos (razão da amplitude do quarto em relação ao primeiro abalo numa salva de estímulos) em aproximadamente 60 minutos. Uma faixa de 32-108 minutos tem sido observada nos estudos clínicos.


Monitoração

Como com todos os agentes bloqueadores neuromusculares, recomenda-se monitoração da função neuromuscular durante o uso de Besitrac a fim de individualizar as dosagens requeridas.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Bolus: Uma quantidade extra de insulina usada para reduzir um aumento inesperado da glicemia, freqüentemente relacionada a uma refeição rápida.
2 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
3 Hipotermia: Diminuição da temperatura corporal abaixo de 35ºC.Pode ser produzida por choque, infecção grave ou em estados de congelamento.
4 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
5 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
6 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
7 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.