CARACTERÍSTICAS CETOPROFENO

Atualizado em 28/05/2016

Modo de AçãoCetoprofeno é um antiinflamatório não esteróide que possui atividade antiinflamatória, antiálgica e antipirética; inibe a síntese de prostaglandinas1 e tem atividade inibitória sobre a agregação plaquetária.

Farmacocinética
Absorção: as medidas sucessivas dos níveis séricos após a administração de uma dose terapêutica2 mostram que cetoprofeno é rapidamente absorvido. A concentração sérica máxima é obtida 20 a 30 minutos após a injeção intramuscular3.
Distribuição: a meia-vida plasmática é de 1,27 horas por via intramuscular. O cetoprofeno encontra-se 99% ligado a proteínas4 plasmáticas. O cetoprofeno difunde-se pelo líquido sinovial5 e atravessa a barreira placentária.
Metabolismo6: cetoprofeno é metabolizado por 2 processos: a menor parte por hidroxilação e a maior parte por conjunção com ácido glicurônico. Menos que 1 % da dose administrada de cetoprofeno é encontrada na forma inalterada na urina7, enquanto o derivado glicuroconjugado representa aproximadamente 65 a 75%.
Excreção: a excreção é rápida e essencialmente urinária; 50% da dose administrada é eliminada 6 horas após a administração por qualquer via de administração.
Pacientes idosos: a absorção do cetoprofeno não é modificada; o aumento da meia vida de eliminação e a diminuição do clearance total provocam um retardamento da metabolização.
Pacientes com insuficiência renal8: diminuição do clearance plasmático e aumento da meia vida de eliminação.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Prostaglandinas: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.
2 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
3 Injeção intramuscular: Injetar medicamento em forma líquida no músculo através do uso de uma agulha e seringa.
4 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
5 Líquido sinovial: Gel viscoso e transparente que lubrifica as estruturas que banha, minorando o atrito entre elas. Ele é encontrado na cavidade da cápsula articular.
6 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
7 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
8 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.

Tem alguma dúvida sobre CARACTERÍSTICAS CETOPROFENO?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.