GRAVIDEZ E LACTAÇÃO CETOPROFENO

Atualizado em 28/05/2016

CETOPROFENO NÃO DEVE SER ADMINISTRADO QUANDO HOUVER SUSPEITA OU DURANTE A GRAVIDEZ1 E LACTAÇÃO2, A NÃO SER QUE, A CRITÉRIO MÉDICO, OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO ESPERADOS PARA A MÃE SUPEREM OS RISCOS POTENCIAIS PARA O FETO3. O USO DE CETOPROFENO É CONTRAINDICADO DURANTE O PRIMEIRO E O TERCEIRO TRIMESTRE DE GRAVIDEZ1, A NÃO SER QUE, A CRITÉRIO MÉDICO, OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO ESPERADOS PARA A MÃE SUPEREM OS RISCOS POTENCIAIS PARA O FETO3, POIS, TODO INIBIDOR DA SÍNTESE DE PROSTAGLANDINAS4 PODE CAUSAR FETOTOXICIDADE CARDIOPULMONAR (HIPERTENSÃO5 PULMONAR COM FECHAMENTO PREMATURO DO DUCTO ARTERIAL) E RENAL6. PROVOCA RISCO DE RETARDAR O TRABALHO DE PARTO OU DE EVENTUAIS MANIFESTAÇÕES HEMORRÁGICAS7 NO RECÉM-NASCIDO.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
3 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
4 Prostaglandinas: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.
5 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
6 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
7 Hemorrágicas: Relativo à hemorragia, ou seja, ao escoamento de sangue para fora dos vasos sanguíneos.

Tem alguma dvida sobre GRAVIDEZ E LACTAÇÃO CETOPROFENO?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.