CONTRAINDICAÇÕES CLORIDRATO DE DOXORRUBICINA

Atualizado em 28/05/2016

CLORIDRATO DE DOXORRUBICINA É CONTRA-INDICADO EM PACIENTES COM HIPERSENSIBILIDADE AOS HIDROXIBENZOATOS, TAMBÉM É CONTRA-INDICADO EM PACIENTES COM MIELOSSUPRESSÃO ATIVA INDUZIDA POR TRATAMENTO QUIMIO-ANTIBLÁSTICO OU RADIOTERAPIA1 ANTERIORES EM PACIENTES JÁ TRATADOS COM AS DOSES CUMULATIVAS RECOMENDADAS DE CLORIDRATO DE DOXORRUBICINA OU DAUNORRUBICINA (VIDE “PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS”).

CLORIDRATO DE DOXORRUBICINA NÃO É RECOMENDADO EM PACIENTES COM CARDIOPATIA OU COM HISTÓRIA DE CARDIOPATIA, EMBORA NÃO EXISTAM AINDA DADOS CONCLUSIVOS DISPONÍVEIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO FATOR DE RISCO2 REPRESENTADO PELA TOXIDADE CARDÍACA INDUZIDA PELO CLORIDRATO DE DOXORRUBICINA, BEM COMO PARA A GRAVIDEZ3 E O ALEITAMENTO.

O TRATAMENTO TÓPICO4 INTRAVESICAL COM CLORIDRATO DE DOXORRUBICINA É TAMBÉM CONTRA-INDICADO EM PACIENTES COM TUMORES DE BEXIGA5 COMPLICADOS POR ESTENOSE6 DA URETRA7 QUE IMPEDE O USO DO CATÉTER URETRAL8 OU POR INFECÇÕES9 DO TRATO URINÁRIO10 RESISTENTES À TERAPIA HABITUAL E NO CASO DE TUMORES INVASIVOS DA PAREDE DA BEXIGA5.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Radioterapia: Método que utiliza diversos tipos de radiação ionizante para tratamento de doenças oncológicas.
2 Fator de risco: Qualquer coisa que aumente a chance de uma pessoa desenvolver uma doença.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
5 Bexiga: Órgão cavitário, situado na cavidade pélvica, no qual é armazenada a urina, que é produzida pelos rins. É uma víscera oca caracterizada por sua distensibilidade. Tem a forma de pêra quando está vazia e a forma de bola quando está cheia.
6 Estenose: Estreitamento patológico de um conduto, canal ou orifício.
7 Uretra: É um órgão túbulo-muscular que serve para eliminação da urina.
8 Uretral: Relativo ou pertencente à uretra.
9 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
10 Trato Urinário:

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.