PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS CLORIDRATO DE DOXORRUBICINA

Atualizado em 28/05/2016

DURANTE O PRIMEIRO CICLO DE TRATAMENTO DEVE SER FEITA UMA SUPERVISÃO CUIDADOSA E FREQÜENTE DO PACIENTE E, POR OCORRER SUPRESSÃO DA MEDULA ÓSSEA1 COM INCIDÊNCIA2 ELEVADA, DEVEM SER MONITORIZADOS OS LEUCÓCITOS3, ERITRÓCITOS4 E AS PLAQUETAS5. COM OS ESQUEMAS DE DOSAGEM RECOMENDADOS, A LEUCOPENIA6 É HABITUALMENTE TRANSITÓRIA, ALCANÇANDO SEU PONTO MAIS BAIXO 10-14 DIAS APÓS O TRATAMENTO, COM A RECUPERAÇÃO OCORRENDO POR VOLTA DO 21º DIA. ANTES E POSSIVELMENTE TAMBÉM DURANTE O TRATAMENTO É RECOMENDADA A AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO HEPÁTICA7 PELOS TESTES DE LABORATÓRIO CONVENCIONAIS (SGOT, SGPT, FOSFATASE ALCALINA8, BILIRRUBINA9 E BSP). ESPECIAL ATENÇÃO DEVE SER DADA A TOXIDADE CARDÍACA DO CLORIDRATO DE DOXORRUBICINA.

EMBORA O RISCO DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA10 SEJA MUITO BAIXO (<1%) QUANDO A DOSE CUMULATIVA ESTÁ ABAIXO DE 550 MG/M2, TAL RISCO AUMENTA CONSIDERAVELMENTE QUANDO ESTE LIMITE RECOMENDADO DE 550 MG/M2 É ULTRAPASSADO. O LIMITE É MAIS BAIXO (400 MG/M2) NOS PACIENTES QUE TENHAM RECEBIDO RADIOTERAPIA11 NA ÁREA MEDIASTÍNICA. A DOSE TOTAL DE CLORIDRATO DE DOXORRUBICINA ADMINISTRADA A CADA PACIENTE DEVE-SE TER EM CONTA AS TERAPIAS ANTERIORES OU CONCOMITANTES COM OUTROS MEDICAMENTOS CARDIOTÓXICOS TAIS COMO CICLOFOSFAMIDA E DAUNORRUBICINA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA10 PODE OCORRER ALGUMAS SEMANAS APÓS A INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO COM CLORIDRATO DE DOXORRUBICINA E FREQÜENTEMENTE NÃO SE BENEFICIA COM A TERAPIA CARDÍACA CONVENCIONAL. É ACONSELHÁVEL EFETUAR ELETROCARDIOGRAMA12 (ECG) DE ROTINA, MONITORIZANDO ANTES E APÓS CADA CICLO DE TRATAMENTO. ALTERAÇÕES DO ELETROCARDIOGRAMA12 (ECG) TAIS COMO ACHATAMENTO13 OU INVERSÃO DE ONDA T E DEPRESSÃO DE S-T OU ARRITMIAS14 NÃO SIGNIFICAM NECESSARIAMENTE QUE A TERAPIA COM CLORIDRATO DE DOXORRUBICINA DEVA SER SUSPENSA, ENQUANTO QUE UMA REDUÇÃO DE VOLTAGEM DE QRS É CONSIDERADA MAIS ESPECIFICAMENTE PROGNÓSTICA DE CARDIOTOXIDADE. SE ISSO OCORRER, A VANTAGEM DE SE CONTINUAR A TERAPIA DEVE SER CUIDADOSAMENTE AVALIADA CONTRA O RISCO DE SE PRODUZIR DANO CARDÍACO IRREVERSÍVEL.

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA10 TAMBÉM PODE OCORRER APÓS UMA DOSE CUMULATIVA ELEVADA MESMO SEM ALTERAÇÕES ANTERIORES. OS POSSÍVEIS EFEITOS ADVERSOS DE CLORIDRATO DE DOXORRUBICINA SOBRE A FERTILIDADE NO MACHO OU NA FÊMEA, SUA TERATO GENICIDADE E OS POSSÍVEIS EFEITOS DANOSOS NO FETO15, NÃO FORAM ADEQUADAMENTE AVALIADOS. DADOS EXPERIMENTAIS, TODAVIA, SUGEREM QUE O CLORIDRATO DE DOXORRUBICINA PODE REDUZIR A VITALIDADE FETAL E, PORTANTO SEU USO DURANTE A GESTAÇÃO DEVE SER EVITAD A. COMO A MAIORIA DOS MEDICAMENTOS CITOTÓXICOS16 E MIELOSSUPRESSORES, O PRODUTO TEM SE MOSTRADO CARCINOGÊNICO EM ANIMAIS SOB PARTICULARES CONDIÇÕES EXPERIMENTAIS.

CLORIDRATO DE DOXORRUBICINA PODE DAR UMA COLORAÇÃO VERMELHA À URINA17 ATÉ 1-2 DIAS AP ÓS A SUA

ADMINISTRAÇÃO.

PARA PREVENIR O CONTATO DA SOLUÇÃO DE CLORIDRATO DE DOXORRUBICINA COM A PELE18 DA PESSOA QUE MANUSEIA O MEDICAMENTO, DEVEM SER USADAS LUVAS PROTETORAS. CASO UMA SOLUÇÃO DE CLORIDRATO DE DOXORRUBICINA ENTRE EM CONTATO COM A PELE18 É ACONSELHÁVEL UMA LAVAGEM IMEDIATA E COMPLETA COM ÁGUA E SABÃO. CUIDADO ESPECIAL DEVE SER TOMADO QUANDO O CLORIDRATO DE DOXORRUBICINA É ADMINISTRADO INTRAVESICALMENTE: AS REGIÕES PERIURETRAIS DEVEM SER COMPLETAMENTE LAVADAS TANTO DURANTE A INSTILAÇÃO COMO IMEDIATAMENTE APÓS A ELIMINAÇÃO DA SOLUÇÃO PELA BEXIGA19.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Medula Óssea: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
2 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
3 Leucócitos: Células sangüíneas brancas. Compreendem tanto os leucócitos granulócitos (BASÓFILOS, EOSINÓFILOS e NEUTRÓFILOS) como os não granulócitos (LINFÓCITOS e MONÓCITOS). Sinônimos: Células Brancas do Sangue; Corpúsculos Sanguíneos Brancos; Corpúsculos Brancos Sanguíneos; Corpúsculos Brancos do Sangue; Células Sanguíneas Brancas
4 Eritrócitos: Células vermelhas do sangue. Os eritrócitos maduros são anucleados, têm forma de disco bicôncavo e contêm HEMOGLOBINA, cuja função é transportar OXIGÊNIO. Sinônimos: Corpúsculos Sanguíneos Vermelhos; Corpúsculos Vermelhos Sanguíneos; Corpúsculos Vermelhos do Sangue; Glóbulos Vermelhos; Hemácias
5 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.
6 Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
7 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
8 Fosfatase alcalina: É uma hidrolase, ou seja, uma enzima que possui capacidade de retirar grupos de fosfato de uma distinta gama de moléculas, tais como nucleotídeos, proteínas e alcaloides. Ela é sintetizada por diferentes órgãos e tecidos, como, por exemplo, os ossos, fígado e placenta.
9 Bilirrubina: Pigmento amarelo que é produto da degradação da hemoglobina. Quando aumenta no sangue, acima de seus valores normais, pode produzir uma coloração amarelada da pele e mucosas, denominada icterícia. Pode estar aumentado no sangue devido a aumento da produção do mesmo (excesso de degradação de hemoglobina) ou por dificuldade de escoamento normal (por exemplo, cálculos biliares, hepatite).
10 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
11 Radioterapia: Método que utiliza diversos tipos de radiação ionizante para tratamento de doenças oncológicas.
12 Eletrocardiograma: Registro da atividade elétrica produzida pelo coração através da captação e amplificação dos pequenos potenciais gerados por este durante o ciclo cardíaco.
13 Achatamento: 1. Ato ou efeito de achatar (-se); achatadura, depressão, rebaixamento. 2. Na astronomia, trata-se de um parâmetro geralmente muito pequeno, que caracteriza a não esfericidade de um astro em rotação, igual à variação relativa de uma grandeza quando se passa do equador ao polo. 3. Que tem ou tomou forma chata, plana.
14 Arritmias: Arritmia cardíaca é o nome dado a diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos.
15 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
16 Citotóxicos: Diz-se das substâncias que são tóxicas às células ou que impedem o crescimento de um tecido celular.
17 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
18 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
19 Bexiga: Órgão cavitário, situado na cavidade pélvica, no qual é armazenada a urina, que é produzida pelos rins. É uma víscera oca caracterizada por sua distensibilidade. Tem a forma de pêra quando está vazia e a forma de bola quando está cheia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.