CONTRA-INDICAÇÕES DOPO

Atualizado em 28/05/2016

COM EXCEÇÃO DE UMA GRAVIDEZ1 EXISTENTE, NÃO HÁ NENHUMA CONTRA-INDICAÇÃO MÉDICA CONHECIDA PARA O USO DE DOPO (LEVONORGESTREL) PARA A CONTRACEPÇÃO2 DE EMERGÊNCIA3.NÃO É RECOMENDADO O SEU USO EM UMA MULHER QUE TENHA UMA GRAVIDEZ1 CONFIRMADA, PRIMARIAMENTE PORQUE NÃO SERÁ EFICAZ. SE A GRAVIDEZ1 NÃO PUDER SER EXCLUÍDA, DOPO (LEVONORGESTREL) PODE SER ADMINISTRADO, MAS A PACIENTE
DEVE ESTAR CIENTE DE QUE O TRATAMENTO NÃO SERÁ EFICAZ SE ELA JÁ ESTIVER GRÁVIDA.
EM CASO DE SANGRAMENTO VAGINAL ANORMAL NÃO DIAGNOSTICADO, DOENÇAS HEPÁTICAS4 E DA VESÍCULA BILIAR5,
ICTERÍCIA6 GRAVÍDICA, CARCINOMA7 DAS MAMAS8, CARCINOMA7 DO OVÁRIO9, OU DO ÚTERO10 (NA HISTÓRIA), DOPO (LEVONORGESTREL) DEVE SER ADMINISTRADO APÓS CONSIDERAÇÃO CAUTELOSA DA RELAÇÃO RISCO/BENEFÍCIO.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Contracepção: Qualquer processo que evite a fertilização do óvulo ou a implantação do ovo. Os métodos de contracepção podem ser classificados de acordo com o seu objetivo em barreiras mecânicas ou químicas, impeditivas de nidação e contracepção hormonal.
3 Emergência: 1. Ato ou efeito de emergir. 2. Situação grave, perigosa, momento crítico ou fortuito. 3. Setor de uma instituição hospitalar onde são atendidos pacientes que requerem tratamento imediato; pronto-socorro. 4. Eclosão. 5. Qualquer excrescência especializada ou parcial em um ramo ou outro órgão, formada por tecido epidérmico (ou da camada cortical) e um ou mais estratos de tecido subepidérmico, e que pode originar nectários, acúleos, etc. ou não se desenvolver em um órgão definido.
4 Hepáticas: Relativas a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
5 Vesícula Biliar: Reservatório para armazenar secreção da BILE. Através do DUCTO CÍSTICO, a vesícula libera para o DUODENO ácidos biliares em alta concentração (e de maneira controlada), que degradam os lipídeos da dieta.
6 Icterícia: Coloração amarelada da pele e mucosas devido a uma acumulação de bilirrubina no organismo. Existem dois tipos de icterícia que têm etiologias e sintomas distintos: icterícia por acumulação de bilirrubina conjugada ou direta e icterícia por acumulação de bilirrubina não conjugada ou indireta.
7 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
8 Mamas: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
9 Ovário: Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais Sinônimos: Ovários
10 Útero: Orgão muscular oco (de paredes espessas), na pelve feminina. Constituído pelo fundo (corpo), local de IMPLANTAÇÃO DO EMBRIÃO e DESENVOLVIMENTO FETAL. Além do istmo (na extremidade perineal do fundo), encontra-se o COLO DO ÚTERO (pescoço), que se abre para a VAGINA. Além dos istmos (na extremidade abdominal superior do fundo), encontram-se as TUBAS UTERINAS.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.