REAÇÕES ADVERSAS DOPO

Atualizado em 28/05/2016

NÁUSEA1: OCORRE EM CERCA DE 25% DAS MULHERES TOMANDO LEVONORGESTREL.
VÔMITO2: OCORRE EM CERCA DE 5% DAS MULHERES TOMANDO LEVONORGESTREL. SE OCORRER VÔMITO2 DENTRO DE DUAS HORAS DA ADMINISTRAÇÃO DAS PÍLULAS CONTRACEPTIVAS DE EMERGÊNCIA3, A DOSE DEVE SER REPETIDA.
SANGRAMENTO UTERINO IRREGULAR: ALGUMAS MULHERES PODEM EXPERIMENTAR PEQUENOS SANGRAMENTOS DE ESCAPE APÓS TOMAR DOPO (LEVONORGESTREL). A MAIORIA DAS MULHERES TERÁ SEU PERÍODO MENSTRUAL SEGUINTE NO TEMPO ESPERADO OU MAIS CEDO; SE HOUVER UM ATRASO NO INÍCIO DAS MENSTRUAÇÕES DE MAIS DE UMA SEMANA, A POSSIBILIDADE DE GRAVIDEZ4 DEVE SER EXCLUÍDA.
OUTRAS: SENSIBILIDADE DAS MAMAS5, CEFALÉIA6, TONTURAS7 E FADIGA8. ESTAS REAÇÕES ADVERSAS GERALMENTE NÃO DURAM MAIS QUE 24 HORAS.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
2 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
3 Emergência: 1. Ato ou efeito de emergir. 2. Situação grave, perigosa, momento crítico ou fortuito. 3. Setor de uma instituição hospitalar onde são atendidos pacientes que requerem tratamento imediato; pronto-socorro. 4. Eclosão. 5. Qualquer excrescência especializada ou parcial em um ramo ou outro órgão, formada por tecido epidérmico (ou da camada cortical) e um ou mais estratos de tecido subepidérmico, e que pode originar nectários, acúleos, etc. ou não se desenvolver em um órgão definido.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Mamas: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
6 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
7 Tonturas: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
8 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.