
INFORMAÇÕES AO PACIENTE GLIMEPIRIDA
Ação esperada do medicamentoA glimepirida1 é indicada para o tratamento oral de diabetes mellitus2 não insulino-dependente (tipo 2 ou diabetes3 do adulto), quando os níveis de glicose4 não podem ser adequadamente controlados por meio de dieta alimentar, exercícios físicos e redução de peso. Glimepirida1 pode ser associada a outros antidiabéticos orais5 que não estimulam a secreção de insulina6, como a metformina7. Glimepirida1 também pode ser utilizada em associação com insulina6.
Cuidados de armazenamento
Conservar o medicamento em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Proteger da umidade.
Prazo de validade
Desde que observados os devidos cuidados de conservação, o prazo de validade da glimepirida1 é de 24 meses, contados a partir da data de fabricação impressa em sua embalagem externa.
NÃO USE MEDICAMENTOS COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.
Gravidez8 e lactação9
Glimepirida1 não deve ser administrada quando houver suspeita ou durante a gravidez8 e lactação9, a não ser que, a critério médico, os benefícios do tratamento esperados para a mãe superem os riscos potenciais para o feto10.
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez8 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médico se está amamentando.
Cuidados de administração
O tratamento deve ser iniciado e acompanhado pelo médico. Em princípio, a posologia de glimepirida1 é orientada pela necessidade de acordo com o nível de glicose4. Os comprimidos de glimepirida1 devem ser engolidos sem mastigar e com quantidade suficiente de líquido (aproximadamente meio copo). Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Somente o médico poderá avaliar a eficácia da terapia. A interrupção do tratamento pode ocasionar a não obtenção dos resultados esperados. Informar ao médico quando da ocorrência de qualquer sensação diferente ou reação desagradável observada na vigência do tratamento.
Reações adversas
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis tais como dor de cabeça11, excesso de apetite, náusea12, vômitos13, fadiga14, insônia, sonolência, inquietação, agressividade, falta de concentração, depressão, confusão mental ou tontura15.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outras substâncias
Deve ser evitada a ingestão concomitante de bebidas alcoólicas e de substâncias que afetem o controle metabólico dos carboidratos (vide item " Interações Medicamentosas" ).
Contra-indicações e precauções
O uso deste medicamento é contra-indicado em caso de hipersensibilidade conhecida à glimepirida1 e/ou demais componentes da formulação ou a outras sulfoniluréias16 e derivados sulfonamídicos.
Glimepirida1 é contra-indicada durante a gravidez8 e lactação9.
É também contra-indicado em casos de cetoacidose diabética17, estando o paciente em coma18 ou não. Esta condição deve ser tratada com insulina6.
Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Durante o início, após alterações no tratamento ou quando glimepirida1 não for administrada regularmente, o paciente não deve dirigir veículos e/ou operar máquinas, pois a sua habilidade e atenção podem ser prejudicadas.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE19.