
REAÇÕES ADVERSAS GLIMEPIRIDA
HIPOGLICEMIA1: COMO RESULTADO DA AÇÃO DE REDUÇÃO DA GLICOSE SANGUÍNEA2 DA GLIMEPIRIDA3, PODE OCORRER HIPOGLICEMIA1, QUE, COM BASE NO QUE SE CONHECE DAS OUTRAS SULFONILURÉIAS4, PODE SER PROLONGADA. POSSÍVEIS SINTOMAS5 DE HIPOGLICEMIA1 INCLUEM CEFALÉIA6, EXCESSO DE APETITE, NÁUSEA7, VÔMITOS8, FADIGA9, INSÔNIA, ALTERAÇÃO DO SONO, INQUIETAÇÃO, AGRESSIVIDADE, PREJUÍZO DA CONCENTRAÇÃO, ALTERAÇÃO DAS REAÇÕES E DO ESTADO DE ALERTA,
DEPRESSÃO, CONFUSÃO MENTAL, ALTERAÇÕES NA FALA, AFASIA10, ALTERAÇÕES VISUAIS, TREMOR, PARESIAS, DISTÚRBIOS SENSORIAIS, TONTURA11, SENSAÇÃO DE ABANDONO, PERDA DE AUTOCONTROLE, DELÍRIO12, CONVULSÕES, SONOLÊNCIA E PERDA DA CONSCIÊNCIA, PODENDO EVOLUIR PARA COMA13, DIFICULDADE DE RESPIRAÇÃO E BRADICARDIA14. ADICIONALMENTE, SINAIS15 DE CONTRA-REGULAÇÃO ADRENÉRGICA PODEM ESTAR PRESENTES, TAIS COMO SUDORESE16, PELE17 ÚMIDA E FRIA, ANSIEDADE, TAQUICARDIA18, HIPERTENSÃO19, PALPITAÇÃO20, ANGINA21 DO PEITO22 E ARRITMIAS23 CARDÍACAS. O QUADRO CLÍNICO DE UM ATAQUE HIPOGLICÊMICO GRAVE PODE ASSEMELHAR-SE A UM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL24. OS SINTOMAS5 DE HIPOGLICEMIA1 QUASE SEMPRE DESAPARECEM QUANDO ESTA É CORRIGIDA.
OLHOS25: ESPECIALMENTE NO INÍCIO DO TRATAMENTO, PODEM OCORRER ALTERAÇÕES VISUAIS TEMPORÁRIAS, DEVIDO ÀS MODIFICAÇÕES NOS NÍVEIS SANGUÍNEOS DE GLICOSE26. A CAUSA DESTE EFEITO É A ALTERAÇÃO TEMPORÁRIA DA TURGIDEZ E O AUMENTO DO ÍNDICE DE REFRAÇÃO DO CRISTALINO27, QUE É DEPENDENTE DO NÍVEL SANGUÍNEO DA GLICOSE26.
TRATO DIGESTIVO: OCASIONALMENTE, PODEM OCORRER SINTOMAS5 GASTRINTESTINAIS, COMO NÁUSEA7, VÔMITO28, SENSAÇÃO DE PRESSÃO OU PLENITUDE GÁSTRICA, DOR ABDOMINAL E DIARRÉIA29. EM CASOS ISOLADOS, PODE-SE OBSERVAR AUMENTO DOS NÍVEIS DE ENZIMAS HEPÁTICAS30. AS SULFONILURÉIAS4, INCLUINDO A GLIMEPIRIDA3, TAMBÉM PODEM CAUSAR EM CASOS ISOLADOS, ALTERAÇÕES NA FUNÇÃO HEPÁTICA31 (POR EXEMPLO, COLESTASE32 E ICTERÍCIA33) ASSIM COMO HEPATITE34, QUE PODE LEVAR À INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA35.
SANGUE36: PODEM OCORRER ALTERAÇÕES NA CRASE SANGUÍNEA. OCORRE RARAMENTE TROMBOCITOPENIA37 E, EM CASOS ISOLADOS, LEUCOPENIA38. COM BASE NO QUE SE CONHECE DE OUTRAS SULFONILURÉIAS4, FÁRMACOS DESTA CLASSE PODEM CAUSAR, EM CASOS ISOLADOS, ADICIONALMENTE AO DESCRITO ACIMA, ANEMIA HEMOLÍTICA39 OU, POR EXEMPLO, ERITROCITOPENIA, GRANULOCITOPENIA, AGRANULOCITOSE40 E PANCITOPENIA41 (DEVIDO À MIELOSSUPRESSÃO).
OUTRAS REAÇÕES ADVERSAS: OCASIONALMENTE, PODEM OCORRER REAÇÕES ALÉRGICAS OU PSEUDOALÉRGICAS COMO, POR EXEMPLO, PRURIDO42, URTICÁRIA43 OU ERUPÇÕES. COM BASE NO QUE SE CONHECE DE OUTRAS SULFONILURÉIAS4, ESTAS REAÇÕES,
GERALMENTE LEVES, PODEM TORNAR-SE GRAVES, ACOMPANHADAS POR DISPNÉIA44 E HIPOTENSÃO ARTERIAL45, ALGUMAS VEZES EVOLUINDO ATÉ CHOQUE46. EM CASOS DE URTICÁRIA43, O MÉDICO DEVE SER IMEDIATAMENTE INFORMADO. EM CASOS ISOLADOS, PODE OCORRER DIMINUIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO SÉRICA DE SÓDIO E, COM BASE NO QUE SE CONHECE DE OUTRAS SULFONILURÉIAS4, PODEM OCORRER VASCULITE47 ALÉRGICA OU HIPERSENSIBILIDADE CUTÂNEA48 À LUZ.