INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS NAOX

Atualizado em 28/05/2016

AS PROSTAGLANDINAS1 PODEM POTENCIALIZAR O EFEITO UTEROTÔNICO DA OXITOCINA2 E VICE-VERSA; PORTANTO, SUA ADMINISTRAÇÃO CONCOMITANTE REQUER UM CONTROLE MUITO CUIDADOSO. ALGUNS ANESTÉSICOS POR INALAÇÃO, COMO POR EXEMPLO, O CICLOPROPANO OU O HALOTANO, PODEM ACENTUAR O EFEITO HIPOTENSOR DA OXITOCINA2 E REDUZIR SUA AÇÃO OXITÓCICA. TAMBÉM SE OBSERVOU QUE SEU USO SIMULTÂNEO COM A OXITOCINA2 PODE CAUSAR DISTÚRBIOS NO RITMO CARDÍACO.

QUANDO ADMINISTRADA DURANTE OU APÓS A ANESTESIA3 EPIDURAL4, A OXITOCINA2 PODE POTENCIALIZAR O EFEITO PRESSOR DOS AGENTES VASOCONSTRITORES SIMPATICOMIMÉTICOS.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Prostaglandinas: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.
2 Oxitocina: Hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior (neuro-hipófise). Tem a função de promover as contrações uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação.
3 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
4 Epidural: Mesmo que peridural. Localizado entre a dura-máter e a vértebra (diz-se do espaço do canal raquidiano). Na anatomia geral e na anestesiologia, é o que se localiza ou que se faz em torno da dura-máter.

Tem alguma dvida sobre INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS NAOX?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.