PROPRIEDADES E EFEITOS MARCOUMAR

Atualizado em 24/05/2016

Marcoumar® inibe a coagulação1 sangüínea de forma específica, antagonizando a vitamina2 K nos sistemas enzimáticos, que atuam no fígado3 na formação de vários fatores de coagulação1 (fator II = protrombina4, fatores VII, IX e X). Marcoumar® pode ser considerado como um produto antivitamina K. O efeito anticoagulante5 de Marcoumar® não é imediato como o da heparina, porque essa ação não é exercida sobre os fatores de coagulação1 já sintetizados. Este efeito também não é observado in vitro.

O efeito de Marcoumar® sobre a coagulação1 processa-se no espaço de um a dois dias. A eficácia plena é
observada após quatro a seis dias de tratamento. Não existe a possibilidade de reduzir este período de ação, mesmo aumentando a dosagem preconizada6. A ação de Marcoumar® sobre a coagulação1 é controlada através da determinação do tempo de protrombina4 ou com métodos derivados desta determinação. Os tempos de coagulação1 obtidos podem ser convertidos em valores de Quick, considerando os tempos de protrombina4 observados nos controles ou, de preferência, em valores INR. A prolongada e regular ação do Marcoumar® é obtida com doses bem baixas e desaparece progressivamente. Graças à sua ação específica, exercida exclusivamente sobre os sistemas enzimáticos dependentes da vitamina2 K, o Marcoumar® não apresenta efeitos tóxicos sobre o fígado3. Por essa razão, este produto está particularmente indicado nos tratamentos de longa duração (meses ou anos).

Kanakion® (produzido à base de vitamina2 K1) está indicado para anular o efeito anticoagulante5 de
Marcoumar®.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
2 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
3 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
4 Protrombina: Proteína plasmática inativa, é a precursora da trombina e essencial para a coagulação sanguínea.
5 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
6 Preconizada: Recomendada, aconselhada, pregada.

Tem alguma dúvida sobre PROPRIEDADES E EFEITOS MARCOUMAR?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.