INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS MARCOUMAR

Atualizado em 24/05/2016

O clofibrate, os salicilatos, os anestésicos locais, bem como alguns antibióticos (cefalosporinas e cloranfenicol, por exemplo) e alguns antiinflamatórios aumentam a ação de Marcoumar®. Os barbitúricos, diuréticos1, glicosídeos cardíacos, corticosteróides, estrógenos (contraceptivos orais), como também os permutadores de ânions, diminuem o efeito do produto.

A administração concomitante de Marcoumar® e de sulfoniluréias2 pode aumentar a ação destas últimas (risco de hipoglicemia3).

Os legumes frescos (espinafre, várias espécies de couve) podem, devido ao seu teor de vitamina4 K1, reduzir a ação anticoagulante5 do Marcoumar® (principalmente aqueles que têm cozimento reduzido ou são consumidos em grande quantidade).

A fenilbutazona e a oxifembutazona não devem ser utilizadas nos pacientes em tratamento com Marcoumar®.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Diuréticos: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
2 Sulfoniluréias: Classe de medicamentos orais para tratar o diabetes tipo 2 que reduz a glicemia por ajudar o pâncreas a fabricar mais insulina e o organismo a usar melhor a insulina produzida.
3 Hipoglicemia: Condição que ocorre quando há uma queda excessiva nos níveis de glicose, freqüentemente abaixo de 70 mg/dL, com aparecimento rápido de sintomas. Os sinais de hipoglicemia são: fome, fadiga, tremores, tontura, taquicardia, sudorese, palidez, pele fria e úmida, visão turva e confusão mental. Se não for tratada, pode levar ao coma. É tratada com o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pastilhas ou sucos com glicose. Pode também ser tratada com uma injeção de glucagon caso a pessoa esteja inconsciente ou incapaz de engolir. Também chamada de reação à insulina.
4 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
5 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.