REAÇÕES ADVERSAS MARCOUMAR

Atualizado em 24/05/2016

Não devem ser aplicadas injeções intramusculares durante o tratamento anticoagulante1, devido ao risco de
hemorragia2 e hematoma3. As injeções sub-cutâneas4 são menos perigosas, enquanto as intravenosas não acarretam qualquer problema. Os pacientes tratados em ambulatório pelo Marcoumar®, devem levar consigo, a título de precaução em caso de urgência5, ampolas de Kanakion® 10 mg (incluindo o modo de usar), assim como uma declaração médica informando que o paciente encontra-se sob tratamento anticoagulante1.

No caso de utilização concomitante de salicilatos ou antibióticos (veja interações), são necessários controles mais freqüentes dos parâmetros da coagulação6 sangüínea.

Em caso de aparecimento - extremamente raro - de necroses cutâneas4 (mais freqüentemente causadas por
infartos cutâneos) no início do tratamento anticoagulante1, é necessário antagonizar o efeito de Marcoumar® com Kanakion® e substituí-lo imediatamente por Liquemine® (heparina). A prednisona pode ser administrada a título suplementar.

As manifestações de intolerância a nível do sistema digestivo7 são raras.

Marcoumar®, assim como outros derivados cumarínicos, pode provocar, em casos raros, uma alopécia8
temporária.

Pode ocorrer hepatite9 induzida por cumarínicos, com ou sem icterícia10. A interrupção do tratamento, geralmente resulta em recuperação.

Apesar da incidência11 de hepatite9 ser extremamente rara, a função hepática12 deve ser monitorizada em pacientes sob uso de Marcoumar® por períodos prolongados.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
2 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
3 Hematoma: Acúmulo de sangue em um órgão ou tecido após uma hemorragia.
4 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
5 Urgência: 1. Necessidade que requer solução imediata; pressa. 2. Situação crítica ou muito grave que tem prioridade sobre outras; emergência.
6 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
7 Sistema digestivo: O sistema digestivo ou digestório realiza a digestão, processo que transforma os alimentos em substâncias passíveis de serem absorvidas pelo organismo. Os materiais não absorvidos são eliminados por este sistema. Ele é composto pelo tubo digestivo e por glândulas anexas.
8 Alopécia: Redução parcial ou total de pêlos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter evolução progressiva, resolução espontânea ou ser controlada com tratamento médico. Quando afeta todos os pêlos do corpo, é chamada de alopécia universal.
9 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
10 Icterícia: Coloração amarelada da pele e mucosas devido a uma acumulação de bilirrubina no organismo. Existem dois tipos de icterícia que têm etiologias e sintomas distintos: icterícia por acumulação de bilirrubina conjugada ou direta e icterícia por acumulação de bilirrubina não conjugada ou indireta.
11 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
12 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.

Tem alguma dvida sobre REAÇÕES ADVERSAS MARCOUMAR?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.