INDICAÇÕES NOVAMIN

Atualizado em 24/05/2016

NOVAMIN  está indicado no tratamento a curto prazo de infecções1 graves causadas por cepas2 sensíveis de bactérias Gram-negativas, incluindo  Pseudomonas sp .,  Escherichia coli ,  Proteus sp . indol-positivo e indol-negativo,  Providencia sp. ,  Klebsiella sp. ,  Enterobacter sp. ,  Serratia sp.  e  Acinetobacter sp.  (anteriormente  Mima-Herellea  ).

Estudos clínicos revelaram a eficácia clínica de  NOVAMIN  na bacteremia3 e septicemia4 (incluindo sepsis neonatal); em infecções1 graves do trato respiratório, ossos e articulações5, sistema nervoso central6 (incluindo meningite7), pele8 e tecidos moles; infecções1 intra-abdominais (incluindo peritonite9); em queimaduras e infecções1 pós-operatórias (incluindo pós-cirurgia vascular10 - vide  Posologia e Administração ). Os estudos revelaram também eficácia de  NOVAMIN  em infecções1 recorrentes complicadas e graves do trato urinário11 causadas por estas bactérias. Os aminoglicosídeos, incluindo o  NOVAMIN  injetável, não são indicados nos episódios iniciais e não complicados de infecções1 do trato urinário11, a menos que os agentes causais não sejam sensíveis a outros antibióticos menos tóxicos. Quando houver indicação do uso de amicacina no tratamento de infecções1 não complicadas do trato urinário11, devem ser prescritas doses mais baixas (vide  Posologia e Administração ).
Devem ser realizados exames bacteriológicos para a identificação do agente causal e sua sensibilidade à amicacina.  NOVAMIN  pode ser introduzido como terapia inicial em casos de suspeita de infecção12 por Gram-negativos mesmo antes de se obter o resultado do antibiograma. Foi demonstrada, através de estudos clínicos, a eficácia de  NOVAMIN  contra cepas2 de Gram-negativos resistentes à gentamicina e/ou tobramicina, particularmente  Proteus rettgeri ,  Providencia stuartii ,  Serratia marcescens  e Pseudomonas aeruginosa .
A decisão de se continuar ou não a terapêutica13 com a droga, deverá ser baseada nos resultados dos testes de sensibilidade, gravidade da infecção12, resposta do paciente e nas considerações adicionais contidas nas  Advertências .
NOVAMIN  mostrou-se eficaz no tratamento de infecções1 estafilocócicas e pode ser utilizado como terapêutica13 inicial, sob certas condições, no tratamento de doenças suspeitas ou causadas sabidamente pelo estafilococo tais como, casos graves de infecções1 causadas por Gram-negativos ou estafilococos, infecções1 causadas por estafilococos sensíveis em pacientes alérgicos a outros antibióticos e nas infecções1 mistas por estafilococos e Gram-negativos.
No caso de infecções1 graves como a sepsis neonatal, pode ser indicado o tratamento concomitante com outro antibiótico do tipo penicilina, devido à possibilidade de infecões causadas por microorganismos Gram-positivos, tais como o estreptococo.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Cepas: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
3 Bacteremia: Presença de bactérias no sangue, porém sem que as mesmas se multipliquem neste. Quando elas se multiplicam no sangue chamamos 뱒epticemia.
4 Septicemia: Septicemia ou sepse é uma infecção generalizada grave que ocorre devido à presença de micro-organismos patogênicos e suas toxinas na corrente sanguínea. Geralmente ela ocorre a partir de outra infecção já existente.
5 Articulações:
6 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
7 Meningite: Inflamação das meninges, aguda ou crônica, quase sempre de origem infecciosa, com ou sem reação purulenta do líquido cefalorraquidiano. As meninges são três membranas superpostas (dura-máter, aracnoide e pia-máter) que envolvem o encéfalo e a medula espinhal.
8 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
9 Peritonite: Inflamação do peritônio. Pode ser produzida pela entrada de bactérias através da perfuração de uma víscera (apendicite, colecistite), como complicação de uma cirurgia abdominal, por ferida penetrante no abdome ou, em algumas ocasiões, sem causa aparente. É uma doença grave que pode levar pacientes à morte.
10 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
11 Trato Urinário:
12 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
13 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.

Tem alguma dvida sobre INDICAÇÕES NOVAMIN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.