
CONTRA-INDICAÇÕES E PRECAUÇÕES VESANOID
O Vesanoid é altamente teratogênico1, isto é, pode ocasionar graves defeitos físicos ao feto;2 está portanto estritamente contra-indicado durante a gravidez3. Vesanoid não deve ser utilizado por mulheres com
potencial de engravidar a menos que a paciente utilize um método anticoncepcional ininterrupto eficaz, um mês antes, durante, e um mês após a terapêutica4 com Vesanoid.
A lactação5 deve ser interrompida ao se iniciar o tratamento com o Vesanoid .
"Síndrome6 do ácido retinóico" na leucemia7 promielocítica aguda (LPA): esta síndrome6 pode ocorrer em muitos pacientes portadores de leucemia7 promielocítica aguda (até 25% em alguns estudos clínicos) tratados com o Vesanoid e é caracterizada por febre8, dispnéia9, respiração ofegante, infiltrados pulmonares, hiperleucocitose, hipotensão10, derrame11 pleural, insuficiência hepática12, insuficiência renal13 e falência múltipla dos órgãos. Se não for tratada adequadamente, esta síndrome6 pode ser fatal. A prevenção da "Síndrome6 do ácido retinóico" pode ser obtida através da administração de quimioterapia14 com doses plenas em combinação com Vesanoid, caso se observe aumento significativo na contagem de leucócitos15.
O Vesanoid só deve ser utilizado em pacientes portadores de leucemia7 promielocítica aguda (LPA) sob a supervisão de um médico especialista, com larga experiência em doenças hematológicas e oncológicas.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
VESANOID NÃO DEVE SER UTILIZADO DURANTE A GRAVIDEZ3 E LACTAÇÃO5.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE16.