FARMACOCINÉTICA VESANOID

Atualizado em 25/05/2016

O ácido all-trans-retinóico é um metabólito1 endógeno da vitamina2 A e normalmente, encontra-se presente no plasma3. Doses orais do ácido all-trans-retinóico são bem absorvidas e picos de concentrações plasmáticas em voluntários saudáveis, são obtidos após 3 horas. Existe uma ampla variação individual, que varia de paciente para paciente4, na absorção do ácido all-trans-retinóico. No plasma3, o ácido all-trans-retinóico liga-se extensivamente às proteínas5 plasmáticas. Após atingir o pico, as concentrações plasmáticas decrescem com uma meia-vida de eliminação média de 0,7 horas. As concentrações plasmáticas atingem níveis endógenos após dose única de 40 mg em cerca de 7 a 12 horas.

Não se observou acúmulo nem retenção tissular6 após doses múltiplas do ácido all-trans-retinóico. A excreção renal7 de metabólitos8 formados por oxidação e glucoronidação é a principal via (60%) de eliminação. O ácido all-trans-retinóico é isomerizado para ácido 13-cis-retinóico e oxidado para metabólitos8 4-oxo. Estes metabólitos8
apresentam meia-vida superior ao ácido all-trans-retinóico. Durante o tratamento com doses múltiplas pode ocorrer uma acentuada diminuição na concentração plasmática, possivelmente devido à indução enzimática do citocromo P-450 que eleva o clearance e diminui a biodisponibilidade após doses orais.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
2 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
3 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
4 Para paciente: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Paciente disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
5 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
6 Tissular: Relativo a tecido orgânico.
7 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
8 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.

Tem alguma dúvida sobre FARMACOCINÉTICA VESANOID?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.