GRAVIDEZ VESANOID

Atualizado em 25/05/2016

O ácido all-trans-retinóico é altamente teratogênico1. É, portanto, contra-indicado não só para mulheres grávidas mas também para aquelas que possam vir a engravidar durante ou até um mês após o término do tratamento. Existe um risco extremamente alto de nascimento de uma criança deformada no caso de gravidez2, durante a administração do ácido all-trans-retinóico, em qualquer dosagem, mesmo durante curtos períodos.Todos os fetos expostos podem potencialmente ser afetados. O tratamento com o ácido all-trans-retinóico somente deve ser iniciado em mulheres que satisfaçam todas as seguintes condições:

. seja portadora de doença que represente risco de vida. A paciente deve ser informada por seu médico sobre o perigo de engravidar durante o tratamento e após um mês o término deste com o ácido all-trans-retinóico;

. seja confiável na compreensão e cumprimento das medidas anticoncepcionais obrigatórias;

. é absolutamente essencial que toda mulher com potencial para engravidar que esteja para ser submetida ao tratamento com o ácido all-trans-retinóico utilize um anticoncepcional eficaz sem interrupção, durante um mês anterior ao início do tratamento, durante o tratamento, e um mês após a interrupção do tratamento com o ácido all-trans-retinóico;

. a paciente inicie o tratamento somente no segundo ou terceiro dia do período menstrual do mês subseqüente;

. a paciente apresente um teste de gravidez2 negativo duas semanas antes de iniciar o tratamento.

Recomenda-se a repetição mensal do teste de gravidez2.

Caso ocorra gravidez2, apesar dessas precauções, na vigência do tratamento com o ácido all-trans-retinóico ou em até um mês seguinte à sua interrupção, há um grande risco de malformação3 muito severa do feto4.

Todas as medidas acima citadas devem ser consideradas em relação à severidade da doença e a urgência5 do tratamento.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Teratogênico: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Malformação: 1. Defeito na forma ou na formação; anomalia, aberração, deformação. 2. Em patologia, é vício de conformação de uma parte do corpo, de origem congênita ou hereditária, geralmente curável por cirurgia. Ela é diferente da deformação (que é adquirida) e da monstruosidade (que é incurável).
4 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
5 Urgência: 1. Necessidade que requer solução imediata; pressa. 2. Situação crítica ou muito grave que tem prioridade sobre outras; emergência.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.