CONTRA-INDICAÇÕES K.U. DOXORUBICIN HCL

Atualizado em 28/05/2016

A terapia com K.U. Doxorubicin HCl não deve ser iniciada em pacientes com mielossupressão acentuada induzida por tratamento prévio com outros agentes antineoplásicos ou por radioterapia1.Não existem dados conclusivos que doença cardíaca preexistente possa ser um cofator de aumento de risco da toxicidade2 cardíaca induzida por K.U. Doxorubicin HCl. Dados preliminares sugerem que, em tais casos, a toxicidade2 cardíaca pode ocorrer com doses menores que o limite cumulativo recomendado. Dessa maneira, não é recomendado iniciar a terapia com K.U. Doxorubicin HCl nestes casos. O tratamento com K.U. Doxorubicin HCl está contra-indicado em pacientes que receberam tratamento prévio com doses cumulativas completas de Doxorrubicina e/ou daunorrubicina, m-AMSA ou outros agentes cardiotóxicos conhecidos.
Este medicamento também é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade aos hidroxibenzoatos, bem como na gravidez3 e lactação4. O tratamento tópico5 intravesical com K.U. Doxorubicin HCl é também contra-indicado em pacientes com tumores de bexiga6 complicados por estenose7 da uretra8, que impedem o uso de cateter uretral9, por infecções10 do trato urinário11 resistentes à terapia habitual e no caso de tumores invasivos da parede da bexiga6.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Radioterapia: Método que utiliza diversos tipos de radiação ionizante para tratamento de doenças oncológicas.
2 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
5 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
6 Bexiga: Órgão cavitário, situado na cavidade pélvica, no qual é armazenada a urina, que é produzida pelos rins. É uma víscera oca caracterizada por sua distensibilidade. Tem a forma de pêra quando está vazia e a forma de bola quando está cheia.
7 Estenose: Estreitamento patológico de um conduto, canal ou orifício.
8 Uretra: É um órgão túbulo-muscular que serve para eliminação da urina.
9 Uretral: Relativo ou pertencente à uretra.
10 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
11 Trato Urinário:

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.