INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS K.U. DOXORUBICIN HCL

Atualizado em 28/05/2016
K.U. Doxorubicin HCl tem sido usado em combinação com outros agentes antineoplásicos. Embora a combinação quimioterápica tenha se mostrado mais efetiva do que terapias com único agente, em alguns tipos de neoplasias1, os benefícios e riscos de tal terapia não foram completamente elucidados.
K.U. Doxorubicin HCl pode potencializar a toxicidade2 de outras drogas antineoplásicas e vice-versa. K.U. Doxorubicin HCl tem sido muito associado com os efeitos de cistites hemorrágicas3 induzidas por ciclofosfamida e ao aumento da hepatoxicidade induzida por mercaptopurina. A administração concomitante ou prévia de ciclofosfamida, daunorrubicina ou radiação da região cardíaca pode potencializar os efeitos cardiotóxicos de K.U. Doxorubicin HCl, e sua dose máxima cumulativa deve ser reduzida.
K.U. Doxorubicin HCl não deve ser misturado com heparina ou fluorouracila, pois essas drogas são incompatíveis, podendo ocorrer formação de precipitados.
Até que dados específicos de compatibilidade estejam disponíveis, não se recomenda a mistura de K.U. Doxorubicin HCl com outras drogas. K.U. Doxorubicin HCl tem sido corretamente usado com outros agentes quimioterápicos aprovados. Há evidências disponíveis de que, em alguns tipos de neoplasias1, uma combinação quimioterápica é superior a agentes isolados. Os benefícios e riscos de tal terapia continuam por ser elucidados.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Neoplasias: Termo que denomina um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento anormal e em certas situações pela invasão de órgãos à distância (metástases). As neoplasias mais frequentes são as de mama, cólon, pele e pulmões.
2 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
3 Hemorrágicas: Relativo à hemorragia, ou seja, ao escoamento de sangue para fora dos vasos sanguíneos.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.