ADMINISTRAÇÃO K.U. DOXORUBICIN HCL

Atualizado em 28/05/2016

Os frascos-ampolas de K.U. Doxorubicin HCl devem ser manuseados apenas por pessoas treinadas. Este manuseio deve ser feito em área propriamente designada (sobre bandeja lavável ou papel plástico descartável) e por funcionárias não grávidas, já que se trata de um agente citotóxico1.
Deve-se também utilizar proteção para olhos2, luvas descartáveis, máscaras e aventais descartáveis.
Reações cutâneas3 associadas ao K.U. Doxorubicin HCl têm sido relatadas. Deve-se ter cuidado na manipulação e preparação do pó e solução.
Seringas e material para infusão devem ser cuidadosamente manuseados e montados para evitar vazamentos.
Todas as superfícies expostas devem ser limpas, lavando-se em seguida as mãos4 e o rosto.
Todas as agulhas usadas devem ser colocadas no coletor de materiais perfurocortantes infectantes e encaminhadas para coleta apropriada.
Qualquer porção não utilizada da solução reconstituída deve ser descartada.
Se houver contato acidental com os olhos2, deve-se lavar imediatamente com água e sabão e remover toda a roupa contaminada. Se o produto for, acidentalmente, inalado ou ingerido, recomenda-se procurar um médico imediatamente.
Não utilizar o medicamento após vencido o prazo de validade.
As soluções reconstituídas que apresentarem turvação ou depósitos antes da administração não devem ser administradas no paciente. Drogas de uso parenteral devem ser inspecionadas, visualmente, quanto ao seu conteúdo e descoloração prévia antes da administração, quando a solução e a embalagem permitirem.
Utilizar frascos-ampolas adequadamente armazenados (entre 15 ºC e 30 ºC). Utilizar proteção para as mãos4 para abrir os frascos-ampolas.
K.U. Doxorubicin HCl 10mg e 50mg devem ser reconstituídos, respectivamente, em 5mL e 25mL de Soro5 Fisiológico6 ou Água Estéril para Injeções, resultando em uma solução com concentração final de 2mg/mL do produto. Se for utilizada Água Estéril para Injeções na reconstituição, a solução resultante deve ser modificada para tornar-se isotônica7 antes da administração, pela adição de 2 a 3 vezes o volume de Soro5 Fisiológico6 à solução aquosa. Um volume de ar apropriado deve ser retirado do frasco-ampola durante a reconstituição, para evitar aumento excessivo da pressão.
Diluentes bacteriostáticos não são recomendados. Após a adição do diluente, o frasco-ampola deve ser agitado até a dissolução do conteúdo. A solução reconstituída é estável por 24 horas à temperatura ambiente, e 48 horas sob refrigeração (2 ºC a 8 ºC). A solução deve ser protegida da exposição direta à luz solar. K.U. Doxorubicin HCl é instável em soluções com pH inferior a 3 ou superior a 7.
Esta solução destina-se à dose única e, portanto, qualquer solução remanescente deve ser descartada.
Uso exclusivamente intravenoso.
K.U. Doxorubicin HCl não deve ser misturado com heparina ou fluorouracila, pois essas drogas são incompatíveis, podendo ocorrer formação de precipitados.
Até que dados específicos de compatibilidade estejam disponíveis, não se recomenda a mistura de K.U. Doxorubicin HCl com outras drogas. K.U. Doxorubicin HCl tem sido corretamente usado com outros agentes quimioterápicos aprovados. Há evidências disponíveis de que, em alguns tipos de neoplasias8, uma combinação quimioterápica é superior a agentes isolados. Os benefícios e riscos de tal terapia continuam por ser elucidados.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Citotóxico: Diz-se das substâncias que são tóxicas às células ou que impedem o crescimento de um tecido celular.
2 Olhos:
3 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
4 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
5 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
6 Fisiológico: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
7 Isotônica: Relativo à ou pertencente à ação muscular que ocorre com uma contração normal. Em química, significa a igualdade de pressão entre duas soluções.
8 Neoplasias: Termo que denomina um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento anormal e em certas situações pela invasão de órgãos à distância (metástases). As neoplasias mais frequentes são as de mama, cólon, pele e pulmões.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.