POSOLOGIA K.U. DOXORUBICIN HCL

Atualizado em 28/05/2016

Cuidados na administração de K.U. Doxorubicin HCl reduz a possibilidade de infiltração perivenosa. Isso também diminui a chance de reações locais, tais como urticária1 e o surgimento de uma faixa eritematosa2.O regime de doses mais utilizado é de 60 a 75mg/m2, numa dose única administrada por injeção3 intravenosa, em intervalos de 21 dias.
Doses mais baixas devem ser administradas para pacientes4 com reservas medulares inadequadas devido à idade avançada, terapia anterior ou infiltração antineoplásica da medula5.
Um regime alternativo de dose é administrar, semanalmente, doses de 20mg/m2, o que tem sido relatado produzir uma incidência6 mais baixa de falha cardíaca congestiva; 30mg/m2 em 3 dias sucessivos, repetidos a cada 4 semanas também têm sido empregados.
A dose de K.U. Doxorubicin HCl deve ser reduzida se os níveis séricos de bilirrubina7 estiverem elevados, segundo a tabela seguinte:

Níveis Séricos        Retenção BSP    Dose Recomendada
de Bilirrubina7            
1,2 a 3,0mg        De 9‰ a 15‰    50‰ da dose normal    
Maior que 3,0mg/100mL    Maior que 15‰    25‰ da dose normal    

Para melhor empregar K.U. Doxorubicin HCl em combinação com outros agentes mielossupressores, necessita-se de ajuste de dose, de acordo com o regime e esquema a ser adotado.
É recomendado que K.U. Doxorubicin HCl seja administrado lentamente, através de um tubo de infusão intravenosa com Soro8 Fisiológico9 ou Soro8 Glicosado a 5‰. O tubo deverá estar ligado a uma agulha inserida preferencialmente dentro de uma grande veia. Se possível, evitar veias10 que estejam sobre articulações11 ou nas extremidades, as quais apresentem a circulação linfática12 ou venosa comprometidas. A velocidade de administração vai depender do tamanho da veia e da dose, entretanto, a dose deve ser administrada em não menos do que 3 a 5 minutos. O aparecimento de uma faixa eritematosa2 ao longo da veia, bem como de rubor facial, podem ser indicativos de uma administração demasiadamente rápida. Uma sensação de formigamento ou queimação pode ser indicativa de infiltração perivenosa, devendo a infusão ser interrompida imediatamente e reiniciada em outra veia. Infiltração perivenosa pode ocorrer sem dor.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
2 Eritematosa: Relativo a ou próprio de eritema. Que apresenta eritema. Eritema é uma vermelhidão da pele, devido à vasodilatação dos capilares cutâneos.
3 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
4 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
5 Medula: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
6 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
7 Bilirrubina: Pigmento amarelo que é produto da degradação da hemoglobina. Quando aumenta no sangue, acima de seus valores normais, pode produzir uma coloração amarelada da pele e mucosas, denominada icterícia. Pode estar aumentado no sangue devido a aumento da produção do mesmo (excesso de degradação de hemoglobina) ou por dificuldade de escoamento normal (por exemplo, cálculos biliares, hepatite).
8 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
9 Fisiológico: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
10 Veias: Vasos sangüíneos que levam o sangue ao coração.
11 Articulações:
12 Circulação linfática:

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.