REAÇÕES ADVERSAS D.T.I

Atualizado em 28/05/2016

Sintomas1 como anorexia2, náuseas3 e vômitos4 são os mais freqüentemente registrados em todas reações tóxicas. Mais de 90‰ dos pacientes são afetados no tratamento com poucas doses. O vômito5 dura de 1 a 12 horas e não é completamente e prognosticamente aliviado com fenobarbital e/ou proclorperazina. Raramente, náusea6 e vômito5 intratáveis têm necessitado a descontinuidade da terapia com D.T.I.
Outro efeito raro provocado pela droga é diarréia7. Algumas sugestões úteis incluem restrição oral de alimentos nos pacientes, por 4 a 6 horas, antes do tratamento. A tolerância rápida destes sintomas1 sugere que algum mecanismo do SNC8 possa estar envolvido e, normalmente, estes sintomas1 diminuem após os primeiros 1 ou 2 dias.
Existe um número de reações adversas de pouca importância que não são observadas freqüentemente. Pacientes podem sofrer síndromes, tais como a Síndrome9 de Influenza10, a qual ocorre após grandes doses únicas, podendo perdurar muitos dias e ocorrer com tratamentos sucessivos.
Também podem ocorrer dor no local da injeção11, mal-estar, dor de cabeça12, irritação e rubor.
Alopecia13 tem sido observada, assim como rubor e parestesia14 faciais. Há alguns relatos significativos de testes anormais das funções hepática15 e renal16 no homem. Entretanto, estas anormalidades têm sido observadas com maior freqüência em estudos com animais.
Erupções eritematosas17 e urticária18 não têm sido observadas com freqüência após a administração de D.T.I. Raramente, podem ocorrer reações de fotossensibilidade. Em estudos, têm sido relatado que depressão espermatogênica é reconhecida.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Anorexia: Perda do apetite ou do desejo de ingerir alimentos.
3 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
4 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
5 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
6 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
7 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
8 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
9 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
10 Influenza: Doença infecciosa, aguda, de origem viral que acomete o trato respiratório, ocorrendo em epidemias ou pandemias e frequentemente se complicando pela associação com outras infecções bacterianas.
11 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
12 Cabeça:
13 Alopécia: Redução parcial ou total de pêlos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter evolução progressiva, resolução espontânea ou ser controlada com tratamento médico. Quando afeta todos os pêlos do corpo, é chamada de alopécia universal.
14 Parestesia: Sensação cutânea subjetiva (ex.: frio, calor, formigamento, pressão, etc.) vivenciada espontaneamente na ausência de estimulação.
15 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
16 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
17 Eritematosas: Relativas a ou próprias de eritema. Que apresentam eritema. Eritema é uma vermelhidão da pele, devido à vasodilatação dos capilares cutâneos.
18 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.