ADMINISTRAÇÃO D.T.I

Atualizado em 28/05/2016

As instruções de uso para D.T.I. abrangem desde os cuidados gerais, por se tratar de um medicamento aplicado por via intravenosa e agente antineoplásico, até os cuidados específicos, relativos à própria droga.
Quanto aos cuidados gerais, deve-se observar que os frascos-ampolas de D.T.I. devem somente ser manuseados por pessoas treinadas. Este manuseio deve ser feito em área designada, sobre bandeja lavável ou sobre plástico descartável, e por funcionárias não-grávidas, já que se trata de um agente citotóxico1.
Deve-se também utilizar proteção para os olhos2, luvas descartáveis, máscaras e aventais descartáveis.
Seringas e material para infusão devem ser cuidadosamente manuseados e montados para evitar vazamentos.
Todas as superfícies expostas devem ser limpas, lavando-se, em seguida, as mãos3 e o rosto.
Todas as agulhas usadas devem ser colocadas em recipiente adequado para descarte de objetos perfurocortantes e todos os demais itens utilizados devem ser descartados de forma segura, e encaminhados para coleta apropriada.
A solução reconstituída no frasco-ampola deve ser utilizada imediatamente. Porém, após a reconstituição, a solução do frasco-ampola pode ser armazenada a 4 ºC, por 72 horas, ou em condições ambiente normais (temperatura e luz), por 8 horas, até ser administrada no paciente. Se a solução reconstituída é adequadamente diluída, a solução resultante pode ser armazenada a 4 ºC por 24 horas ou em condições ambiente, por cerca de 8 horas.
Qualquer porção não utilizada da solução reconstituída deve ser descartada. Quanto aos cuidados específicos da administração da droga, deve ser observado que D.T.I. deve ser administrado somente por injeção4 ou infusão intravenosa. Portanto, a injeção subcutânea5 ou intramuscular deve ser totalmente evitada. Cuidados devem ser tomados para evitar o extravasamento da droga.
O pó liófilo estéril para injeção4 é reconstituído com a adição de 9,9mL de Água para Injeções, para um frasco-ampola que contém 100mg de Dacarbazina, ou 19,7mL de Água para Injeções, para um frasco-ampola que contém 200mg de Dacarbazina. As soluções resultantes podem ser administradas por injeção4 em " bolus6" , por um período de 1 minuto. Outra alternativa, seria a administração da solução reconstituída e adequadamente diluída, em 250mL de solução de Dextrose7 5‰ ou Cloreto de Sódio 0,9‰, no paciente por infusão intravenosa, em um período de 15 a 30 minutos.
A mistura de D.T.I. com outras drogas pode causar formação de cristal ou mudança na aparência. Portanto, é aconselhável que não se misture D.T.I. com outras drogas na mesma seringa8.
A injeção4 intravenosa pode causar dor, assim, o local da aplicação e o método devem ser cuidadosamente escolhidos, e a velocidade de administração deve ser lenta.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Citotóxico: Diz-se das substâncias que são tóxicas às células ou que impedem o crescimento de um tecido celular.
2 Olhos:
3 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
4 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
5 Injeção subcutânea: Injetar fluido no tecido localizado abaixo da pele, o tecido celular subcutâneo, com uma agulha e seringa.
6 Bolus: Uma quantidade extra de insulina usada para reduzir um aumento inesperado da glicemia, freqüentemente relacionada a uma refeição rápida.
7 Dextrose: Também chamada de glicose. Açúcar encontrado no sangue que serve como principal fonte de energia do organismo.
8 Seringa: Dispositivo usado para injetar medicações ou outros líquidos nos tecidos do corpo. A seringa de insulina é formada por um tubo plástico com um êmbolo e uma agulha pequena na ponta.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.