
INDICAÇÕES IMUNOGLOBULINA HUMANA NORMAL
1. Deficiências imunológicas primárias e/ou distúrbio na formação de anticorpo1 específico: a. Agamaglobulinemia e Hipoglobulinemia, incluindo:
· Agamaglobulinemia ligada ao sexo.
· Hipoglobulinemia tardia.
· Síndrome2 de hiper-IgM.
· Imunodeficiência3 associada grave (SCID).
b. Deficiência imune comum variável.
c. Síndrome2 de Aldrich Wiskott (distúrbio de imunodeficiência3 ligado ao X que ocorre em crianças do sexo masculino e se caracteriza por trombocitopenia4, eczema5, melena6 e susceptibilidade7 a infecções8 bacterianas recorrentes).
d. Síndrome2 de DiGeorge (síndrome2 da terceira e da quarta bolsa faríngea; ausência congênita9 do timo10 e das glândulas11 paratireóides, sem agamaglobulinemia, mas com freqüentes infecções8 e desenvolvimento tardio).
e. Ataxia12-telangiectasia13 (síndrome2 de Louis-Bar; doença autossômica14 recessiva de um gene familiar, caracterizada por ataxia12 cerebelar progressiva com telangiectasia13 oculocutânea e predisposição a infecções8 pulmonares; aparecem oscilações nistagmóides e existe uma imunodeficiência3 associada aos linfócitos dos tipos B e T).
f. Deficiências de sub-classes de IgG com manifestação de distúrbio que afeta a formação de anticorpos15 específicos.
2. Púrpura16 Trombocitopênica Idiopática17 (PTI):
· Aguda (em crianças).
· Crônica, a imunoglobulina18 é requerida no caso de aumento no número de trombócitos19 para cobrir um período crítico (por exemplo intervenções cirúrgicas, recém-nascidos e perda de sangue20).
3. A Imunoglobulina18 Humana Blausiegel® pode, no caso de síndromes de imunodeficiência3 secundária, ser utilizada nas seguintes situações:
· Imunodeficiência3 humoral21 causada por drogas ou radiação.
· Leucemia22 linfática crônica (associada com hipogamaglobulinemia e/ou deficiência de anticorpos15).
· AIDS pediátrica.
· Medula óssea23 alogênica e outros transplantes.
· Bebês24 prematuros com um peso de nascimento < 1500 kg.
4. Síndrome2 de Kawasaki - doença febril eritematosa25 polimórfica de etiologia26 desconhecida que ocorre em crianças, principalmente antes dos dois anos de idade; acompanhada por conjutivite, faringite27, língua28 em framboesa, linfodenopatia cervical, perivasculite e vasculite29, e outro envolvimento tóxico sistêmico30, com característica descamação31 dos dedos das mãos32 e dos pés, e uma depressão sulcada das unhas33.
5. Síndrome2 de Guillain-Barré - Polineurite idiopática17 aguda, síndrome2 neurológica, provavelmente um distúrbio imunológico, freqüentemente, com seqüelas de certas infecções8 por vírus34, que se caracteriza por parestesia35 dos membros e fraqueza muscular ou paralisia36 flácida; o achado laboratorial característico é o de proteínas37 aumentadas no liquor38, sem aumento na contagem celular.
6. Polineuropatia desmielinizante39 crônica.