PRECAUÇÕES NEOTIGASON

Atualizado em 28/05/2016

A função hepática1 deve ser examinada antes do tratamento com Neotigason® e a cada uma ou duas semanas durante os dois primeiros meses após o início do tratamento e subseqüentemente a intervalos trimestrais.
Caso sejam obtidos resultados anormais, deve-se instituir avaliações semanais. Se a função hepática1 não retornar a normalidade ou ao contrário deteriorar-se, o tratamento com Neotigason® deve ser suspenso. Se isto ocorrer, recomenda-se continuar o controle da função hepática1 por pelo menos três meses.

Os níveis de triglicérides2 e de colesterol3 (valores em jejum) devem ser monitorados, especialmente em pacientes de alto risco (distúrbios do metabolismo4 lipídico, diabetes mellitus5, obesidade6, alcoolismo) e durante tratamentos prolongados.

Em pacientes diabéticos, os retinóides podem melhorar ou piorar a tolerância à glicose7. Níveis de glicose7 no sangue8 devem, portanto, ser verificados mais freqüentemente que o usual no estágio inicial do tratamento.

Exames apropriados em adultos submetidos a tratamento prolongado com Neotigason® devem ser periodicamente realizados devido à possibilidade de anormalidades ósseas (vide item "Efeitos Indesejáveis").
Se tais anormalidades ocorrerem, a continuidade do tratamento deve ser discutida com o paciente com base em uma cuidadosa avaliação dos riscos e benefícios.

Em crianças, os parâmetros de crescimento e de desenvolvimento ósseo devem ser cuidadosamente monitorados.

Pacientes sob tratamento devem evitar exposição ao sol.

Deve ser enfatizado que, até o momento, não são conhecidas ainda todas as conseqüências da administração a longo prazo do Neotigason®.

A doação de sangue8 de pacientes em tratamento ou um ano após o tratamento com Neotigason® é contra-indicada.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
2 Triglicérides: A principal maneira de armazenar os lipídeos no tecido adiposo é sob a forma de triglicérides. São também os tipos de lipídeos mais abundantes na alimentação. Podem ser definidos como compostos formados pela união de três ácidos graxos com glicerol. Os triglicérides sólidos em temperatura ambiente são conhecidos como gorduras, enquanto os líquidos são os óleos. As gorduras geralmente possuem uma alta proporção de ácidos graxos saturados de cadeia longa, já os óleos normalmente contêm mais ácidos graxos insaturados de cadeia curta.
3 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
4 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
5 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
6 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
7 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
8 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.