POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO NEOTIGASON

Atualizado em 28/05/2016

Em virtude da existência de diferenças na absorção e na velocidade do metabolismo1 da acitretina, a posologia deve ser ajustada individualmente. As cápsulas devem ser tomadas de preferência uma vez ao dia, com alimentos ou com um pouco de leite. O esquema posológico abaixo indicado serve como referência:

Adultos

Dose diária inicial de 25 mg (1 cápsula de 25 mg) ou 30 mg (3 cápsulas de 10 mg) por 2 a 4 semanas, produz geralmente resultados satisfatórios.

A dose de manutenção deverá ser estabelecida em função da eficácia clínica e da tolerabilidade. Em geral, os melhores resultados são obtidos com doses diárias de 25 a 50 mg tomadas durante seis a oito semanas. Em alguns casos, pode ser necessário aumentar a dose até o limite máximo de 75 mg por dia (3 cápsulas de 25 mg).

Geralmente o tratamento deve ser interrompido naqueles pacientes com psoríase2 cujas lesões3 tenham regredido suficientemente. As recidivas4 devem ser tratadas como descrito acima.

Nos pacientes com distúrbios de ceratinização geralmente é necessária a manutenção, que deve ser feita com a menor dose possível. Esta poderá ser menor que 20 mg por dia, não devendo ultrapassar a 50 mg por dia.

 
Crianças

Devido aos efeitos secundários graves que podem ocorrer com a administração prolongada do Neotigason®, os riscos devem ser cuidadosamente avaliados face5 ao benefício terapêutico. O Neotigason® só deve ser utilizado quando todas as alternativas terapêuticas já tenham sido esgotadas.

As doses devem ser estabelecidas em função do peso do paciente. A dose diária é de aproximadamente 0,5 mg/kg. Em alguns casos, doses mais altas de até 1 mg/kg/dia, podem ser necessárias, por período limitado, não ultrapassando a dose máxima de 35 mg/dia. A dose de manutenção deve ser a mais baixa possível, devido aos eventuais efeitos secundários que ocorrem a longo prazo.

Tratamento combinado

Dependendo da reação individual de cada paciente, é possível reduzir-se a dose de Neotigason® associando-se outros tipos de tratamento. De um modo geral, os tratamentos tópicos habituais não interferem com o Neotigason® e podem ser utilizados.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
2 Psoríase: Doença imunológica caracterizada por lesões avermelhadas com descamação aumentada da pele dos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e costas juntamente com alterações das unhas (unhas em dedal). Evolui através do tempo com melhoras e pioras, podendo afetar também diferentes articulações.
3 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
4 Recidivas: 1. Em medicina, é o reaparecimento de uma doença ou de um sintoma, após período de cura mais ou menos longo; recorrência. 2. Em direito penal, significa recaída na mesma falta, no mesmo crime; reincidência.
5 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.