
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS GALVUS MET COMBI-PACK
GALVUS MET COMBI-PACK
Não foi observada nenhuma interação farmacocinética de relevância clinica quando da co-administração de
vildagliptina (100 mg uma vez ao dia) com cloridrato de metformina1 (1.000 mg uma vez ao dia). As interações entre fármacos foram extensivamente estudadas para cada um dos componentes de GALVUS MET COMBI-PACK.
Entretanto, o uso concomitante de cada substância ativa nos pacientes dos estudos clínicos e na prática clínica não resultou em nenhuma interação inesperada. As interações que seguem refl etem as informações disponíveis de cada substância ativa individualmente (vildagliptina e cloridrato de metformina1).
vildagliptina
A vildagliptina tem um baixo potencial para interações com fármacos. Uma vez que a vildagliptina não é um substrato das enzimas do citocromo P (CYP) 450, nem inibe ou induz as enzimas CYP 450, não é comum a interação com co-medicações que são substratos, inibidores ou indutores dessas enzimas. Além disso, a vildagliptina não afeta a depuração metabólica de co-medicações metabolizadas pela CYP 1A2, CYP 2C8, CYP 2C9, CYP 2C19, CYP 2D6, CYP 2E1, e CYP 3A4/5. Estudos de interações fármaco2-fármaco2 foram conduzidos com medicações comumente co-prescritas para pacientes3 com diabetes mellitus4 tipo 2 ou medicações com janela terapêutica5 estreita. Como resultado desses estudos, não foi observada nenhuma interação de relevância clínica com a co-administração da vildagliptina com outros antidiabéticos orais6 (glibenclamida, pioglitazona, cloridrato de metformina1), anlodipino, digoxina, ramipril, sinvastatina, valsartana ou varfarina.
cloridrato de metformina1
As interações seguintes são conhecidas para o componente cloridrato de metformina1:
furosemida- a furosemida aumentou a Cmáx e a ASC sangüínea do cloridrato de metformina1, sem alterar
sua depuração renal7. O cloridrato de metformina1 diminuiu a Cmáx, a ASC sangüínea da furosemida, sem alterar sua depuração renal7.
nifedipino - a nifedipino aumentou a absorção, a Cmáx e a ASC do cloridrato de metformina1 e sua quantidade excretada na urina8. O cloridrato de metformina1 apresentou efeitos mínimos sobre o nifedipino.
glibenclamida- a glibenclamida não alterou os parâmetros farmacocinéticos/farmacodinâmicos do cloridrato
de metformina1. Foram observadas diminuições na Cmáx e na ASC sangüínea da glibenclamida, mas foram
altamente variáveis. Então a relevância clínica desse achado não foi clara.
Fármacos catiônicos - fármacos catiônicos (p.ex. amilorida, digoxina, morfi na, procainamida, quinidina,
quinino, ranitidina, triantereno, trimetoprima ou vancomicina) que são eliminados pela secreção tubular renal7, teoricamente têm potencial para interagirem com o cloridrato de metformina1 por competirem por um sistema de transporte renal7 comum. Dessa forma, foi observado que com a cimetidina há um aumento de 60% e 40% na concentração plasma9/sangue10 e ASC do cloridrato de metformina1, respectivamente. O cloridrato de metformina1 não demonstrou ter efeito sobre a farmacocinética da cimetidina. Embora tais interações permaneçam teóricas (exceto para a cimetidina), é recomendado o monitoramento dos pacientes e das doses de cloridrato de metformina1 e dessas medicações.
Outras- alguns fármacos tendem a produzir hipoglicemia11 e outros podem levar a perda do controle glicêmico. Esses fármacos incluem as tiazidas e outros diuréticos12, corticosteróides, fenotiazinas, produtos para tiróide, estrógenos, contraceptivos orais, fenitoína, ácido nicotínico, simpatomiméticos, fármacos bloqueadores do canal de cálcio e isoniazida. É recomendado monitorar o controle glicêmico e ajustar a dose do cloridrato de metformina1 quando tais fármacos são administrados ou descontinuados para esses pacientes. Há um risco aumentado de acidose13 lática14 quando da intoxicação aguda por álcool (particularmente nos casos de jejum, subnutrição ou insufi ciência hepática15)
devido a sustância ativa cloridrato de metformina1 de GALVUS MET COMBI-PACK. Evitar o consumo de álcool e produtos medicinais contendo álcool (veja "Advertências").