POSOLOGIA EXODUS

Atualizado em 28/05/2016

Os comprimidos de EXODUS são administrados por via oral, uma única vez ao dia.

Os comprimidos de EXODUS podem ser tomados em qualquer momento do dia, com ou sem alimentos. Engolir os comprimidos com água, sem mastigá-los.

Tratamento da depressão e prevenção de recaídas: a dose usual é de 10 mg/dia. Dependendo da resposta individual do paciente, aumentar a dose até um máximo de 20 mg/dia.

Geralmente são necessárias 2 a 4 semanas para se obter uma resposta antidepressiva. O tratamento de episódios de depressão exige, além da fase inicial, onde objetiva-se a melhora sintomatológica, um tratamento de manutenção. Após o desaparecimento dos sintomas1 durante o tratamento inicial, é necessário o estabelecimento de um período de manutenção com duração de vários meses para a consolidação da resposta.

Tratamento do Transtorno do Pânico com ou sem agorafobia2: recomenda-se uma dose inicial de 5 mg/dia na primeira semana de tratamento, antes de se aumentar a dose para 10 mg/dia, para evitar a ansiedade paradoxal3 que pode ocorrer nestes casos. Aumentar a dose, até um máximo de 20 mg/dia, dependendo da resposta individual do paciente. A eficácia é atingida após aproximadamente 3 meses. O tratamento é de longa duração.

Tratamento do transtorno de ansiedade generalizada (TAG): a dose inicial usual é de 10 mg/dia. Pode ser aumentada para um máximo de 20 mg/dia, após, no mínimo, uma semana do início do tratamento. Recomenda-se um tratamento pelo período de 3 meses para a  consolidação da resposta. O tratamento de respondedores por um período de 6 meses pode ser utilizado para a prevenção de recaídas e deverá ser considerado como uma opção para alguns pacientes; os benefícios do tratamento com EXODUS devem ser reavaliados periodicamente.

Tratamento do transtorno de ansiedade social (fobia4 social): a dose usual é de 10 mg/dia. Dependendo da resposta individual, decrescer a dose para 5 mg/dia ou aumentar até um máximo de 20 mg/dia. Para o alívio dos sintomas1 são necessárias de 2 a 4 semanas de tratamento, geralmente. Recomenda-se tratar por um período de 3 meses para a consolidação da resposta. Um tratamento de longo-prazo para os respondedores deve ser considerado para a prevenção de recaída.

Pacientes Idosos (> 65 anos de idade): considerar um tratamento inicial com metade da dose normalmente recomendada e uma dose máxima mais baixa (ver Propriedades farmacocinéticas).

Crianças e adolescentes (< 18 anos): não utilizar EXODUS para tratar crianças ou adolescentes menores de 18 anos, ao menos que a necessidade clínica seja clara, e o paciente seja cuidadosamente monitorado pelo médico quanto ao aparecimento de sintomas1 suicidas. Em estudos clínicos realizados com crianças e adolescentes tratados com antidepressivos, comparados com placebo5, foi observado aumento da hostilidade e do comportamento suicida (tentativas de suicídio e pensamento suicida).

Função renal6 reduzida: não é necessário ajuste da dose em pacientes com disfunção renal6 leve ou moderada. Não existem dados em pacientes com a função renal6 gravemente reduzida (clearance de creatinina7 < 30 mL/min.), recomenda-se cautela nesses casos (ver Propriedades farmacocinéticas).

Função hepática8 reduzida: recomenda-se uma dose inicial de 5 mg/dia durante as duas primeiras semanas do tratamento. Dependendo da resposta individual de cada paciente, aumentar para 10 mg/dia (ver Propriedades farmacocinéticas).

Pacientes com problemas na metabolização pela CYP2C19: para os pacientes com conhecidos problemas de metabolização pela isoenzima CYP2C19, recomenda-se utilizar uma dose inicial de 5 mg/dia durante as duas primeiras semanas de tratamento.

Dependendo da resposta individual de cada paciente, aumentar a dose para 10 mg/dia (ver Propriedades farmacocinéticas).

Duração do Tratamento: a duração do tratamento varia de indivíduo para indivíduo, mas geralmente a duração mínima é de aproximadamente 6 meses. Pode ser necessário um tratamento mais prolongado. A doença latente pode persistir por um longo período de tempo, portanto, ao interromper o tratamento precocemente, os sintomas1 podem voltar.

Descontinuação: ao interromper o tratamento com EXODUS reduzir gradualmente a dose durante um período de uma ou duas semanas, para evitar possíveis sintomas1 de des continuação (ver Advertências).

Esquecimento da dose: a meia-vida de EXODUS é de aproximadamente 30 horas, fato que, associado a obtenção da concentração de estado de equilíbrio após o período de 5 meias-vidas, permite que o esquecimento da ingestão da dose diária possa ser contornado com a simples supressão daquela dose, retomando no dia seguinte a prescrição usual.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Agorafobia: Estado de medo mórbido de se achar sozinho em grandes espaços abertos ou de atravessar lugares públicos. Também conhecida como cenofobia.
3 Paradoxal: Que contém ou se baseia em paradoxo(s), que aprecia paradoxo(s). Paradoxo é o pensamento, proposição ou argumento que contraria os princípios básicos e gerais que costumam orientar o pensamento humano, ou desafia a opinião consabida, a crença ordinária e compartilhada pela maioria. É a aparente falta de nexo ou de lógica; contradição.
4 Fobia: Medo exagerado, falta de tolerância, aversão.
5 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
6 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
7 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
8 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.

Tem alguma dúvida sobre POSOLOGIA EXODUS?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.