COMPOSIÇÃO CLORIDRATO DE VANCOMICINA

Atualizado em 28/05/2016

Cada frasco-ampola contém:

cloridrato de vancomicina estéril equivalente a 500 mg de vancomicina base.


- INFORMAÇÕES AO PACIENTE:

AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO

cloridrato de vancomicina é um antibiótico capaz de eliminar uma grande variedade de microrganismos responsáveis por diversos tipos de infecções1.

Este produto é receitado pelos médicos para tratar infecções1 estafilocócicas resistentes a múltiplos agentes.


CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO

O medicamento deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Para estabilidade da solução após a reconstituição, vide “Preparo da Solução e Estabilidade”.


PRAZO DE VALIDADE

O PRODUTO NÃO DEVE SER UTILIZADO FORA DO PRAZO DE VALIDADE INDICADO SOB RISCO DE NÃO PRODUZIR OS EFEITOS ESPERADOS.

O prazo de validade está impresso no rótulo e cartucho. Validade 24 meses. Mantém sua validade desde que sejam observados os cuidados de armazenamento do produto.


GRAVIDEZ2 E LACTAÇÃO3

Informe a seu médico ocorrência de gravidez2 na vigência do tratamento ou após o seu término.

Informar ao médico se está amamentando.

O cloridrato de vancomicina é excretado no leite humano. Deve-se ter cuidado quando o cloridrato de vancomicina for administrado a mulheres que estejam amamentando. Devido ao potencial de reações adversas, deve-se tomar uma decisão quanto à interrupção da amamentação4 ou da droga, levando-se em consideração a importância do tratamento para a mãe.


CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. cloridrato de vancomicina é usualmente administrado por via parenteral. Em casos especiais poderá ser administrada por via oral (ver Posologia e Administração).

Antes da administração, verificar se o paciente apresenta antecedentes alérgicos, especialmente a antibióticos.

O cloridrato de vancomicina é irritante ao tecido5 deve ser administrado por via intravenosa com muito cuidado. Poderá ocorrer dor, hipersensibilidade no local e até necrose6 quando cloridrato de vancomicina for administrado por via intramuscular ou quando houver extravasamento acidental.


INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO

O tratamento com cloridrato de vancomicina não deverá ser interrompido, a não ser com indicação médica.


REAÇÕES ADVERSAS

Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: queda de pressão arterial7, chiado no peito8, falta de ar, urticária9 ou coceira pelo corpo.


TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.


CONTRA INDICAÇÕES E PRECAUÇÕES

O cloridrato de vancomicina está contra-indicado em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade a esse antibiótico.

Recomenda-se administrar o cloridrato de vancomicina por infusão intravenosa lenta (no mínimo 60 minutos).

Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.


NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE10.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
4 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
5 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
6 Necrose: Conjunto de processos irreversíveis através dos quais se produz a degeneração celular seguida de morte da célula.
7 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
8 Peito: Parte superior do tronco entre o PESCOÇO e o ABDOME; contém os principais órgãos dos sistemas circulatório e respiratório. (Tradução livre do original
9 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
10 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Tem alguma dvida sobre COMPOSIÇÃO CLORIDRATO DE VANCOMICINA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.