
INFORMAÇÕES AO PACIENTE DOMPERIDONA
Ação esperada do medicamentoO controle dos sintomas1 é observado progressivamente, com o decorrer do tratamento.
Cuidados de armazenamento
Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15º e 30º C). Proteger da luz e umidade.
Prazo de validade
O prazo de validade do medicamento encontra-se impresso na embalagem externa. Não utilize este medicamento após a data de validade.
Gravidez2 e lactação3
Pequenas quantidades de domperidona podem ser liberadas no leite materno. Não se recomenda o uso de domperidona durante gravidez2 e amamentação4. Informe seu médico a ocorrência de gravidez2 na vigência do tratamento, ou após o seu término. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, sem orientação médica, ou do cirurgião-dentista. Informar ao médico se está amamentando.
ESTE MEDICAMENTO CONTÉM AÇÚCAR5, PORTANTO, DEVE SER USADO COM CAUTELA EM PORTADORES DE DIABETES6.
Cuidados de administração
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações adversas
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Excepcionalmente poderão ocorrer cólicas7 leves, porém elas desaparecem rapidamente e são um sinal8 de que domperidona está agindo. Raramente podem ocorrer movimentos descontrolados, tais como: movimentos irregulares dos olhos9, postura anormal, como torção10 do pescoço11, tremor e rigidez muscular; no entanto, estes sintomas1 desaparecem assim que domperidona é descontinuado. Algumas pessoas apresentam aumento das mamas12, ou secreção de leite.
Raramente a menstruação13 pode tornar-se irregular e ser interrompida. Se isto acontecer, informe seu médico.
Em casos raros, podem ocorrer urticária14 e "rash15" cutâneo16. Outras reações alérgicas, como coceira, falta de ar, respiração com dificuldade e/ou inchaço17 da face18 têm sido observadas raramente. Se você apresentar um ou mais destes sintomas1, interrompa o tratamento com domperidona e procure seu médico.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outras substâncias
Informe seu médico se você estiver utilizando algum medicamento que retarde a atividade do estômago19 e a do intestino (ex.: anticolinérgicos), pois eles interferem na ação de domperidona. Informe seu médico se você estiver tomando algum(ns) medicamento(s) para a acidez estomacal. Estes medicamentos podem ser usados se você também estiver tomando domperidona, mas eles não devem ser ingeridos simultaneamente. Você deve tomar domperidona comprimidos antes das refeições e o medicamento para o estômago19 após as refeições. Você não deve usar domperidona se você estiver utilizando antifúngico à base de cetoconazol, por via oral. Se você estiver tomando cetoconazol, converse com seu médico antes de iniciar o tratamento. Informe seu médico se você estiver tomando:
- certos medicamentos chamados azóis, que são indicados para infecções20 por fungos. Exemplos de azóis são o itraconazol, miconazol e fluconazol;
- certos antibióticos chamados macrolídeos, tais como a eritromicina, claritromicina ou troleandomicina;
- certas drogas anti-AIDS como amprenavir, atazanavir, fosamprenavir, indinavir, nelfinavir, ritonavir e saquinavir;
- antidepressivo nefazodona.
Seu médico decidirá se estas drogas poderão ser administradas concomitantemente ao domperidona, ou se alguma medida de precaução deverá ser tomada.
Contra-indicações
Você não deverá usar domperidona se:
- apresentar sensibilidade a qualquer um de seus componentes;
- sofrer de prolactinoma, uma doença da hipófise21;
- estiver utilizando cetoconazol por via oral, eritromicina ou outro inibidor do CYP3A4 que prolongam o intervalo QTc, como fluconazol, voriconazol, claritromicina, amiodarona e telitromicina.
Se você apresentar cólicas7 graves, ou fezes escuras persistentes, procure seu médico antes de iniciar o tratamento com domperidona.
Precauções
Você deverá informar seu médico se tem alguma doença do fígado22, ou dos rins23. Se você tomar domperidona por um longo período, a dose deverá ser ajustada. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Os comprimidos contêm lactose24 e podem não ser adequados para pessoas com:
- intolerância à lactose24 (incapacidade de digerir a lactose24 que é um açúcar5 encontrado no leite e seus derivados);
- galactosemia25, ou má absorção da glicose26 e da galactose27 (incapacidade de digerir carboidratos e açúcares encontrados em muitos alimentos incluindo amido, leite e seus derivados).
Efeito sobre a capacidade de dirigir veículos ou utilizar máquinas: domperidona não afeta o estado de alerta.
Superdose
Se você ingeriu uma grande quantidade de domperidona, você poderá apresentar sonolência, confusão, movimentos descontrolados, como movimento irregular dos olhos9, ou postura anormal, como torção10 do pescoço11. Você deve procurar seu médico, especialmente se quem tomou o medicamento foi uma criança.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE28.