
PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS DOMPERIDONA
Quando houver o uso concomitante de antiácidos1 ou agentes antissecretores, eles devem ser utilizados após as refeições, ou seja, eles não devem ser tomados simultaneamente à domperidona antes das refeições.Precauções para o uso: Os comprimidos contêm lactose2 e podem ser inadequados para pacientes3 com intolerância à lactose2, galactosemia4, ou má absorção da glicose5 e da galactose6.
Uso em pacientes com distúrbios hepáticos: Como domperidona é altamente metabolizado no fígado7, a domperidona deve ser usada com cautela em pacientes com lesão8 hepática9.
Uso em pacientes com insuficiência renal10: Em pacientes com insuficiência renal10 grave (creatinina11 sérica > 6mg/100ml ou >0,6 mmol/L12), a meia-vida de eliminação da domperidona aumenta de 7,4 para 20,8 horas, mas os níveis plasmáticos da droga foram inferiores aos de voluntários sãos. Como uma pequena quantidade da droga sob forma ativa é excretada pela via renal13, é pouco provável que a dose de uma administração única necessite ser ajustada em pacientes com insuficiência renal10. Na administração repetida, contudo, a freqüência das doses deve ser reduzida para 1(uma) a 2(duas) vezes ao dia, dependendo da severidade do distúrbio e pode ser necessário reduzir a dose. Pacientes sob tratamento prolongado devem ser revistos regularmente.
Uso durante a gravidez14: existem dados pós-comercialização limitados quanto ao uso de Domperidona em gestantes. Um estudo em ratas mostrou toxicidade15 reprodutiva em uma dose alta, tóxica para a mãe. O risco potencial em humanos é desconhecido. Portanto, domperidona deve ser usado durante a gravidez14 apenas quando justificado pelo benefício terapêutico antecipado.
CATEGORIA C: Domperidona é um medicamento classificado na categoria C de risco na gravidez14. Portanto, este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, sem orientação médica, ou do cirurgiãodentista.
Uso durante a lactação16: O medicamento é excretado no leite de ratas (na maior parte como metabólitos17: pico de concentração de 40 e 800ng/mL respectivamente após a administração oral e endovenosa de 2,5mg/kg). A concentração da domperidona no leite materno de mulheres lactantes18 é de 10 a 50% da concentração plasmática correspondente, e o esperado é não exceder 10ng/mL. Espera-se que a quantidade total de domperidona excretada no leite humano seja menor que 7mcg por dia, na maior posologia recomendada. Não se sabe se isto é nocivo ao recém-nascido. Por essa razão, domperidona não é recomendável às mães que estão amamentando.
Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos ou utilizar máquinas: Domperidona não influencia ou não apresenta influência considerável na habilidade de dirigir e operar máquinas.
ESTE MEDICAMENTO CONTÉM AÇÚCAR19, PORTANTO, DEVE SER USADO COM CAUTELA
EM PORTADORES DE DIABETES20.