
CONTRA-INDICAÇÕES DOMPERIDONA
Atualizado em 28/05/2016
O uso deste medicamento é contra-indicado em caso de hipersensibilidade conhecida à domperidona e/ou demais componentes da formulação. Domperidona não deve ser utilizado sempre que a estimulação da motilidade gástrica possa ser perigosa, por exemplo, na presença de hemorragia1 gastrintestinal, obstrução mecânica ou perfuração. Domperidona também é contra-indicado em pacientes com tumor2 hipofisário secretor de prolactina3 (prolactinoma). A administração concomitante entre domperidona e cetoconazol (ver "Interações Medicamentosas") é contra-indicada.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).
Complementos
1 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
2 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
3 Prolactina: Hormônio secretado pela adeno-hipófise. Estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias. O aumento de produção da prolactina provoca a hiperprolactinemia, podendo causar alteração menstrual e infertilidade nas mulheres. No homem, gera impotência sexual (por prejudicar a produção de testosterona) e ginecomastia (aumento das mamas).