INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS DOMPERIDONA

Atualizado em 28/05/2016

A administração concomitante de drogas anticolinérgicas pode ser antagônica ao efeito antidispéptico de domperidona. Medicamentos antiácidos1 e antissecretores não devem ser dados simultaneamente com domperidona, pois eles diminuem a sua biodisponibilidade (ver "Precauções e Advertências"). A principal via metabólica de domperidona é mediante o CYP3A4. Dados in vitro sugerem que o uso concomitante de drogas que inibem esta enzima2, de forma significativa, pode resultar em níveis plasmáticos elevados de domperidona.
Um estudo de interação com cetoconazol oral em indivíduos sadios confirmou a acentuada inibição do metabolismo3 de primeira passagem da domperidona mediado pelo CYP3A4 pelo cetoconazol e mostrou um aumento de aproximadamente três vezes na Cmax e na AUC4, no estado de equilíbrio.
Exemplos de inibidores do CYP3A4 incluem:
- antifúngicos azólicos;
- antibióticos macrolídeos;
- inibidores da protease5 do HIV6;
- nefazodona.
No estudo de interação de domperidona e cetoconazol, um prolongamento do QTc de aproximadamente 10 - 20mseg foi observado na combinação de domperidona (10mg, 4(quatro) vezes ao dia) e cetoconazol (200mg, 2(duas) vezes ao dia), mas não para domperidona isolada (10mg, 4(quatro) vezes ao dia). O efeito desta combinação (com cetoconazol) em prolongar o QTc não está totalmente compreendido e não pode ser explicado exclusivamente pelos dados farmacocinéticos da domperidona (ver "Contraindicações"). Em outro estudo, multidoses em indivíduos sadios não foram observadas alterações clinicamente significantes no QTc, após a administração isolada de 40mg de domperidona 4(quatro) vezes ao dia (dose diária total de 160mg, que é o dobro da dose diária máxima). A concentração plasmática da domperidona neste estudo multidose foi similar àquele obtido para domperidona, no braço domperidona - cetoconazol combinados do estudo de interação. Teoricamente, como domperidona tem um efeito gastrocinético, ele pode influenciar na absorção de drogas orais administradas concomitantemente, particularmente aquelas com liberação prolongada, ou formulações com comprimidos de liberação entérica. Contudo, em pacientes já estabilizados num tratamento com digoxina ou paracetamol, o uso simultâneo da domperidona não influencia os níveis sanguíneos destes medicamentos. Domperidona pode também ser associado com:
- Neurolépticos7, pois a ação deles não é potencializada.
- Agonistas dopaminérgicos (bromocriptina, L-dopa), cujos efeitos periféricos indesejáveis, como distúrbios digestivos, náuseas8 e vômitos9, são suprimidos sem neutralização das suas propriedades centrais.  

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Antiácidos: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
2 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
3 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
4 AUC: A área sob a curva ROC (Receiver Operator Characteristic Curve ou Curva Característica de Operação do Receptor), também chamada de AUC, representa a acurácia ou performance global do teste, pois leva em consideração todos os valores de sensibilidade e especificidade para cada valor da variável do teste. Quanto maior o poder do teste em discriminar os indivíduos doentes e não doentes, mais a curva se aproxima do canto superior esquerdo, no ponto que representa a sensibilidade e 1-especificidade do melhor valor de corte. Quanto melhor o teste, mais a área sob a curva ROC se aproxima de 1.
5 Inibidores da protease: Alguns vírus como o HIV e o vírus da hepatite C dependem de proteases (enzimas que quebram ligações peptídicas entre os aminoácidos das proteínas) no seu ciclo reprodutivo, pois algumas proteínas virais são codificadas em uma longa cadeia peptídica, sendo libertadas por proteases para assumir sua conformação ideal e sua função. Os inibidores da protease são desenvolvidos como meios antivirais, pois impedem a correta estruturação do RNA viral.
6 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
7 Neurolépticos: Medicamento que exerce ação calmante sobre o sistema nervoso, tranquilizante, psicoléptico.
8 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
9 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.