INDICAÇÕES SINOT CLAV

Atualizado em 28/05/2016

Sinot Clav (amoxicilina + clavulanato de potássio) é um agente antibiótico com um espectro de ação notavelmente amplo contra os patógenos bacterianos de ocorrência comum na clínica geral

e em hospitais.

A ação inibitória da β-Iactamase do clavulanato estende o espectro da amoxicilina, abrangendo uma variedade maior de microrganismos, incluindo muitos resistentes a outros antibióticos β-lactâmicos.

Sinot Clav (amoxicilina + clavulanato de potássio) para administração oral duas vezes ao dia, é indicado para o tratamento de curta duração de infecções1 bacterianas nos seguintes sítios, quando suspeita-se que a causa sejam cepas2 produtoras de beta-Iactamase resistentes à amoxicilina. Em outras situações, a amoxicilina sozinha deve ser considerada.

  - Infecções1 do Trato Respiratório Superior (incluindo ouvido, nariz3 e garganta4): em particular sinusite5, otite média6, tonsilite recorrente. Estas infecções1 são frequentemente causadas por Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae*, Moraxella catarrhalis* e Streptococcus pyogenes.

  - Infecções1 do Trato Respiratório Inferior: em particular exacerbações agudas de bronquite crônica7 (especialmente se considerada grave), broncopneumonia8. Estas infecções1 são frequentemente causadas por Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae* e Moraxella catarrhalis*.


  - Infecções1 do Trato Urinário9: em particular cistite10 (especialmente quando recorrente ou complicada - excluindo-se prostatite11). Estas infecções1 são frequentemente causadas por Enterobacteriacea*’ (principalmente Escherichia coli*), Staphylococcus saprophyticus, espécies de Enterococcus*.


  - Infecções1 da Pele12 e Tecidos Moles: em particular, celulite13, mordidas de animais e abscesso14 dentário grave com celulite13 disseminada. Estas infecções1 são frequentemente causadas por Staphylococcus aureus*, Streptococcus pyogenes e espécies de Bacteróides*.


*Algumas cepas2 destas espécies de bactérias produzem beta-Iactamase, tornando-as resistentes à amoxicilina sozinha.


Infecções1 mistas causadas por microrganismos suscetíveis a amoxicilina juntamente com microrganismos produtores de beta-Iactamase suscetíveis a Sinot Clav (amoxicilina + clavulanato de potássio) podem ser tratadas com o produto. Estas infecções1 não devem necessitar da adição de outro antibiótico resistente a beta-Iactamases.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Cepas: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
3 Nariz: Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.
4 Garganta: Tubo fibromuscular em forma de funil, que leva os alimentos ao ESÔFAGO e o ar à LARINGE e PULMÕES. Situa-se posteriormente à CAVIDADE NASAL, à CAVIDADE ORAL e à LARINGE, extendendo-se da BASE DO CRÂNIO à borda inferior da CARTILAGEM CRICÓIDE (anteriormente) e à borda inferior da vértebra C6 (posteriormente). É dividida em NASOFARINGE, OROFARINGE e HIPOFARINGE (laringofaringe).
5 Sinusite: Infecção aguda ou crônica dos seios paranasais. Podem complicar o curso normal de um resfriado comum, acompanhando-se de febre e dor retro-ocular.
6 Otite média: Infecção na orelha média.
7 Bronquite crônica: Inflamação persistente da mucosa dos brônquios, em geral produzida por tabagismo, e caracterizada por um grande aumento na produção de muco bronquial que produz tosse e expectoração durante pelo menos três meses consecutivos durante dois anos.
8 Broncopneumonia: Infecção do tecido pulmonar produzida em geral por microorganismos que alcançam os alvéolos através dos brônquios. Pode ser uma doença grave, principalmente em pacientes idosos. Manifesta-se por tosse, febre e opacificação na radiografia de tórax.
9 Trato Urinário:
10 Cistite: Inflamação ou infecção da bexiga. É uma das infecções mais freqüentes em mulheres, e manifesta-se por ardor ao urinar, urina escura ou com traços de sangue, aumento na freqüência miccional, etc.
11 Prostatite: Quadro de inflamação da próstata.
12 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
13 Celulite: Inflamação aguda das estruturas cutâneas, incluindo o tecido adiposo subjacente, geralmente produzida por um agente infeccioso e manifestada por dor, rubor, aumento da temperatura local, febre e mal estar geral.
14 Abscesso: Acumulação de pus em uma cavidade formada acidentalmente nos tecidos orgânicos, ou mesmo em órgão cavitário, em consequência de inflamação seguida de infecção.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.