OUTRAS FORMAS DE INTERAÇÃO TOPIRAMATO

Atualizado em 28/05/2016


AGENTES QUE PREDISPÕEM À NEFROLITÍASE

TOPIRAMATO PODE AUMENTAR O RISCO DE NEFROLITÍASE EM PACIENTES EM USO CONCOMITANTE DE OUTROS AGENTES QUE PREDISPÕEM À NEFROLITÍASE. DURANTE TRATAMENTO COM TOPIRAMATO, TAIS AGENTES DEVERÃO SER EVITADOS, UMA VEZ QUE ELES CRIAM UM AMBIENTE FISIOLÓGICO1 QUE AUMENTA O RISCO DE FORMAÇÃO DE CÁLCULO2 RENAL3.


ÁCIDO VALPRÓICO

A ADMINISTRAÇÃO CONCOMITANTE DO TOPIRAMATO E DO ÁCIDO VALPRÓICO FOI ASSOCIADA COM HIPERAMONEMIA COM OU SEM ENCEFALOPATIA4 NOS PACIENTES QUE TOLERARAM UMA OU OUTRA DROGA ISOLADA. NA MAIORIA DE CASOS, OS SINTOMAS5 E OS SINAIS6 CESSARAM COM A DESCONTINUAÇÃO DE UMA OU OUTRA DROGA. ESTE EVENTO ADVERSO NÃO É DEVIDO A UMA INTERAÇÃO FARMACOCINÉTICA.

UMA ASSOCIAÇÃO DE HIPERAMONEMIA COM MONOTERAPIA DO TOPIRAMATO OU DO TRATAMENTO CONCOMITANTE COM OUTROS ANTIEPILÉPTICOS NÃO FOI ESTABELECIDA.


ESTUDOS ADICIONAIS DE INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA FARMACOCINÉTICA:

ESTUDOS CLÍNICOS FORAM CONDUZIDOS PARA AVALIAR A INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA FARMACOCINÉTICA POTENCIAL ENTRE O TOPIRAMATO E OUTROS AGENTES. AS ALTERAÇÕES NA Cmáx E NA AUC7 COMO RESULTADO DAS INTERAÇÕES ESTÃO DESCRITAS A SEGUIR. A SEGUNDA COLUNA (CONCENTRAÇÃO DO FÁRMACO8 CONCOMITANTE) DESCREVE O QUE ACONTECE COM A CONCENTRAÇÃO DO FÁRMACO8 CONCOMITANTE LISTADO NA PRIMEIRA COLUNA QUANDO TOPIRAMATO É ASSOCIADO. A TERCEIRA COLUNA (CONCENTRAÇÃO DO TOPIRAMATO) MENCIONA COMO A CO-ADMINISTRAÇÃO DO FÁRMACO8 LISTADO NA PRIMEIRA COLUNA MODIFICA A CONCENTRAÇÃO DO TOPIRAMATO.

RESUMO DOS RESULTADOS DOS ESTUDOS ADICIONAIS DE INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA FARMACOCINÉTICA

 

a % de valor alterado no tratamento Cmáx ou AUC7 média à monoterapia.

b AUC7 flunarizina aumenta 14% em indivíduos com uso de flunarizina. Aumento na exposição pode ser atribuído a acumulação durante o estado de equilíbrio.

<-> sem efeito sobre a Cmáx e AUC7 (alteração  ≤ 15%) do componente originário.

NS = Não estudado

* DEA = dês acetil diltiazem

DEM = N-demetil diltiazem


- EXAMES LABORATORIAIS

DADOS DE ESTUDOS CLÍNICOS INDICAM QUE O TOPIRAMATO TEM SIDO ASSOCIADO COM UMA REDUÇÃO MÉDIA DE 4 MMOL/L9 NO NÍVEL DE BICARBONATO NO SANGUE10 TOTAL (VER ITEM “PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS).

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Fisiológico: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
2 Cálculo: Formação sólida, produto da precipitação de diferentes substâncias dissolvidas nos líquidos corporais, podendo variar em sua composição segundo diferentes condições biológicas. Podem ser produzidos no sistema biliar (cálculos biliares) e nos rins (cálculos renais) e serem formados de colesterol, ácido úrico, oxalato de cálcio, pigmentos biliares, etc.
3 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
4 Encefalopatia: Qualquer patologia do encéfalo. O encéfalo é um conjunto que engloba o tronco cerebral, o cerebelo e o cérebro.
5 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
6 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
7 AUC: A área sob a curva ROC (Receiver Operator Characteristic Curve ou Curva Característica de Operação do Receptor), também chamada de AUC, representa a acurácia ou performance global do teste, pois leva em consideração todos os valores de sensibilidade e especificidade para cada valor da variável do teste. Quanto maior o poder do teste em discriminar os indivíduos doentes e não doentes, mais a curva se aproxima do canto superior esquerdo, no ponto que representa a sensibilidade e 1-especificidade do melhor valor de corte. Quanto melhor o teste, mais a área sob a curva ROC se aproxima de 1.
8 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
9 Mmol/L: Milimols por litro, unidade de medida que mostra a concentração de uma substância em uma quantidade específica de fluido.
10 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.