CONTRA-INDICAÇÕES LANEXAT

Atualizado em 24/05/2016

O Lanexat® está contra-indicado em pacientes com reconhecida hipersensibilidade ao flumazenil. Interfere
na capacidade para dirigir e outras atividades psicomotoras de ambulatório. Embora após administração
intravenosa de Lanexat® os pacientes tornem-se despertos e conscientes, eles devem ser alertados para não operar máquinas perigosas ou dirigir veículos durante as primeiras 24 horas após a administração, uma vez que o efeito do benzodiazepínico inicialmente ingerido pode reaparecer.

Em intoxicações mistas com benzodiazepínicos e antidepressivos cíclicos, a toxicidade1 dos antidepressivos pode ser mascarada pelos efeitos protetores dos benzodiazepínicos. Na presença de sintomas2 autonômicos  (anticolinérgicos), neurológicos (anormalidades motoras) ou cardiovasculares causados por uma intoxicação severa com tricíclicos/tetracíclicos, Lanexat® não deve ser usado para reverter os efeitos dos benzodiazepínicos.

Similarmente, usuários crônicos de benzodiazepínicos podem ter convulsões após o uso de Lanexat® o que pode representar uma severa manifestação de síndrome3 aguda de retirada. No caso de aparecimento desses sintomas2, injeções de pequenas doses de benzodiazepínicos revertem o quadro. Esses efeitos colaterais4 poderão ser evitados com a utilização lenta de pequenas doses de Lanexat®, que serão aumentadas cautelosamente dependendo da necessidade do paciente.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
4 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.

Tem alguma dvida sobre CONTRA-INDICAÇÕES LANEXAT?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.