INFORMAÇÕES AO PACIENTE TEGRETOL E TEGRETOL CR

Atualizado em 24/05/2016

Ação esperada do medicamento: TEGRETOL é um medicamento antiepilético.

Cuidados de armazemamento: Os comprimidos convencionais devem ser protegidos da umidade e os comprimidos divisíveis de liberação controlada devem ser protegidos do calor (conservar a menos de 25°C) e da umidade. A suspensão deve ser protegida do calor (manter abaixo de 30°C) e da luz.

Prazo de validade: O prazo de validade está impresso no cartucho. Não utilize o produto após a data de validade.

Gravidez1 e lactação2: Informe ao seu médico sobre a ocorrência de gravidez1 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médico se está amamentando.

Cuidados de administração: Os comprimidos devem ser ingeridos sem mastigar, durante ou após as refeições, com um pouco de líquido. Os comprimidos CR Divitabs podem ser divididos ao meio, conforme a prescrição do médico. A suspensão deve ser agitada antes do uso.É importante tomar o medicamento regularmente. Se o paciente se esquecer de tomar uma dose, deve tomá-la logo que possível e então voltar ao esquema habitual. Se já for hora de tomar a próxima dose, tome-a normalmente sem dobrar o número de comprimidos ou medidas de suspensão. Se esquecer de tomar mais de 1 dose, consulte seu médico. Siga a orientação do médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento: A retirada do produto deve ser gradual, de acordo com orientação médica. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento médico.

Reações adversas: Informe ao seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis. TEGRETOL é bem tolerado; entretanto podem ocorrer, principalmente no início do tratamento, tontura3, dor de cabeça4, falta de coordenação dos movimentos, sonolência, cansaço, visão5 dupla, náusea6, vômitos7, reações alérgicas na pele8, secura da boca9, inchaço10 e aumento de peso.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias: Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. A eficácia de anticoncepcionais pode estar reduzida. Durante o período de tratamento com TEGRETOL, o paciente não deve ingerir álcool.

Contra-indicações e precauçãoes: É muito importante que o paciente faça consultas regulares ao médico. Antes de qualquer cirurgia, incluindo tratamento dentário ou de emergência11, o dentista ou o médico responsável deve ser avisado de que o paciente está tomando TEGRETOL. TEGRETOL pode ser usado de modo seguro por crianças e pacientes idosos que devem receber informações específicas do médico, como por exemplo cuidados na dosagem. Esses pacientes devem estar sob observação estrita do médico, principalmente no início do tratamento. O médico deve ser avisado se o paciente for portador de qualquer outra doença e alergia12 conhecida ao medicamento e/ou a alguns medicamentos antidepressivos. Durante o tratamento a longo prazo, devem ser feitos exames odontológicos para observação de cáries13 e exames de sangue14 periódicos, conforme orientação médica. Pacientes em tratamento devem ter cuidado ao dirigir veículos e/ou operar máquinas, pois sua capacidade pode estar afetada.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE15.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
3 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
4 Cabeça:
5 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
6 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
7 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
8 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
9 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
10 Inchaço: Inchação, edema.
11 Emergência: 1. Ato ou efeito de emergir. 2. Situação grave, perigosa, momento crítico ou fortuito. 3. Setor de uma instituição hospitalar onde são atendidos pacientes que requerem tratamento imediato; pronto-socorro. 4. Eclosão. 5. Qualquer excrescência especializada ou parcial em um ramo ou outro órgão, formada por tecido epidérmico (ou da camada cortical) e um ou mais estratos de tecido subepidérmico, e que pode originar nectários, acúleos, etc. ou não se desenvolver em um órgão definido.
12 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
13 Cáries: Destruição do esmalte dental produzida pela proliferação de bactérias na cavidade oral.
14 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
15 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.