INFORMAÇÕES AO PACIENTE VEROTINA

Atualizado em 25/05/2016

AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO

VEROTINA ® é um medicamento pertencente à classe dos antidepressivos. Estes medicamentos atuam sobre as funções químicas desbalanceadas no cérebro1 que causam a depressão.

VEROTINA ® tem como substância ativa o cloridrato de fluoxetina, que age inibindo a recaptação da serotonina, substância produzida pelo organismo. A VEROTINA ®está indicada para tratar a depressão, associada ou não à ansiedade; bulimia2 nervosa; transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM), incluindo tensão pré-menstrual (TPM), irritabilidade e disforia3; transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO: Conservar o medicamento em sua embalagem original em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegido da luz e umidade.

PRAZO DE VALIDADE

Desde que respeitados os cuidados de armazenamento, o medicamento apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação.

Não devem ser utilizados medicamentos fora do prazo de validade, pois podem trazer prejuízos à saúde4.

GRAVIDEZ5 E LACTAÇÃO6

A fluoxetina pode ser administrada durante a gravidez5 se os benefícios do tratamento justificarem o risco potencial ao feto7. Esta avaliação deverá ser realizada pelo médico prescritor do medicamento. Caso seja confirmada gravidez5 durante o tratamento, comunique imediatamente seu médico. Informe se está amamentando.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, sem orientação do médico.

CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Seu médico irá lhe dizer o quanto e com que freqüência você utilizará VEROTINA. Pode ser necessário que seu médico altere várias vezes sua dose até encontrar a mais adequada a você.

Algumas pessoas necessitam tomar o medicamento todos os dias, outras apenas uma vez por semana. Certifique-se bem de seu esquema terapêutico. Pode ser necessário utilizar o medicamento por mais de 4 semanas para você começar a se sentir melhor.

Você pode tomar esse medicamento com ou sem alimento. Tome VEROTINA sempre no mesmo horário.

O frasco de VEROTINA ® gotas deve ser mantido na posição vertical a fim de que seja realizado o gotejamento do número de gotas prescrito pelo seu médico:

Cada gota8 equivale a 1 mg de fluoxetina.

Esquecimento de dose: Se você utiliza VEROTINA ®todos os dias, no caso de esquecimento de uma dose, você deverá tomá-la assim que possível, porém, se estiver perto do horário da próxima dose, tome somente uma dose, desprezando a dose perdida. Não tome duas doses ao mesmo tempo para compensar uma dose esquecida. Se você utiliza VEROTINA ®S (uma vez por semana) e esquecer de tomar sua dose, tome-a assim que possível, respeitando o intervalo para a próxima dose. Não utilize duas doses de VEROTINA ®S ao mesmo tempo para compensar uma dose perdida.

Lembre-se de renovar sua receita médica antes que acabe sua caixa de VEROTINA.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
2 Bulimia: Ingestão compulsiva de alimentos, em geral seguida de indução do vômito ou uso abusivo de laxantes. Trata-se de uma doença psiquiátrica, que faz parte dos chamados Transtornos Alimentares, juntamente com a Anorexia Nervosa, à qual pode estar associada.
3 Disforia: Estado caracterizado por ansiedade, depressão e inquietude.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
7 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
8 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.