PROPRIEDADES FARMACOCINÉTICAS VEROTINA

Atualizado em 25/05/2016

Absorção e distribuição

A fluoxetina é bem absorvida após administração oral, atingindo concentrações plasmáticas máximas dentro de 6-8 horas. Os alimentos parecem não afetar sua biodisponibilidade sistêmica, mas podem retardar sua absorção. A fluoxetina se liga fortemente às proteínas1 plasmáticas e se distribui amplamente.

Metabolismo2 e excreção

A fluoxetina é extensivamente metabolizada no fígado3 e é excretada na urina4.

Sua meia-vida de eliminação é de 4 - 6 dias (após administrações repetidas) e a de seu metabólito5 ativo norfluoxetina 4 a 16 dias; levando a uma lenta acumulação orgânica, onde suas concentrações plasmáticas estáveis somente serão atingidas após uso contínuo durante semanas. Devido a essa característica, a fluoxetina estará presente no organismo por longo tempo (semanas, dependendo de características individuais) após a interrupção do tratamento.

Isto deve ser considerado quando forem prescritos fármacos que interagem com a fluoxetina e seu metabólito5 ativo, após a interrupção do tratamento. A fluoxetina e a norfluoxetina são excretadas no leite materno.

Na insuficiência hepática6, a eliminação da fluoxetina poderá estar afetada devido à sua aumentada meia-vida de eliminação; sendo recomendada redução da freqüência ou dose.

Pacientes com doença renal7 podem apresentar acúmulo da fluoxetina ou de seus metabólitos8, apesar dos estudos com dose única não terem evidenciado esta ocorrência. Também é recomendada redução da freqüência de administração ou da dose em insuficiência renal9 grave.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
2 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
3 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
4 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
5 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
6 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
7 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
8 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
9 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.