PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS VEROTINA

Atualizado em 25/05/2016

A fluoxetina é um antidepressivo que inibe seletivamente a recaptação pré-sináptica da serotonina facilitando a neurotransmissão serotoninérgica. Diferente dos antidepressivos tricíclicos, a fluoxetina exerce efeitos mínimos na recaptação da noradrenalina1 e dopamina2. O bloqueio dos receptores muscarínicos, H1-histaminérgicos e alfa-1-adrenérgicos3, está relacionado aos efeitos anticolinérgicos, sedativos e cardiovasculares dos antidepressivos tricíclicos. Estudos de ligação aos receptores demonstraram que a fluoxetina praticamente não tem afinidade com esses receptores. A etiologia4 do transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) ainda é desconhecida, porém, os esteróides endógenos envolvidos no ciclo menstrual parecem estar relacionados à atividade serotonérgica neuronal.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Noradrenalina: Mediador químico do grupo das catecolaminas, liberado pelas fibras nervosas simpáticas, precursor da adrenalina na parte interna das cápsulas das glândulas suprarrenais.
2 Dopamina: É um mediador químico presente nas glândulas suprarrenais, indispensável para a atividade normal do cérebro.
3 Adrenérgicos: Que agem sobre certos receptores específicos do sistema simpático, como o faz a adrenalina.
4 Etiologia: 1. Ramo do conhecimento cujo objeto é a pesquisa e a determinação das causas e origens de um determinado fenômeno. 2. Estudo das causas das doenças.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.