USO DURANTE A LACTAÇÃO TRILEPTAL

Atualizado em 25/05/2016
Como regra geral, devem ser cuidadosamente considerados os benefícios e os riscos dos fármacos durante a  lactação1. A oxcarbazepina e seu metabólito2 ativo são excretados no leite materno. A relação de concentrações leite materno / plasma3 foi de 0,5 para ambas as substâncias. Não existe experiência que nos permita julgar a segurança da utilização de TRILEPTAL durante a fase de lactação1. A possibilidade de efeitos adversos sobre o recém-nascido não pode ser excluída. Portanto, recomenda-se que a criança deva ser gradualmente afastada da amamentação4 materna ou cuidadosamente observada em relação a possíveis efeitos tóxicos, como por exemplo sonolência excessiva.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
2 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
3 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
4 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.

Tem alguma dúvida sobre USO DURANTE A LACTAÇÃO TRILEPTAL?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.