INFORMAÇÕES AO PACIENTE CISPLATINA

Atualizado em 25/05/2016

. Conservar o pó liófilo a uma temperatura inferior a 25o C e ao abrigo da luz. Conservar a solução injetável sob refrigeração (entre 2o e 8o C) e ao abrigo da luz.

. O prazo de validade encontra-se impresso no cartucho; não use o produto com prazo de validade vencido.

. CISPLATINA BIOSINTÉTICA é indicada no tratamento paliativo1 e/ou adjuvante das neoplasias2 de testículo3, de ovário4, da bexiga5 e do tipo epidermóide, em geral associada a outros citostáticos6.

. Em geral, ocorrem reações desagradáveis tais como: náuseas7 e vômitos8 que ocorrem por volta de 4 horas após a administração de CISPLATINA BIOSINTÉTICA. Ainda podem ocorrer edema9 da face10, falta de ar, palpitações11, queda de pressão arterial12. O uso crônico13 de CISPLATINA BIOSINTÉTICA pode levar a problemas renais e dos órgãos formadores do sangue14.

. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

. CISPLATINA BIOSINTÉTICA não deve ser tomada quando a mulher estiver com suspeita de estar grávida ou quando tiver confirmado um diagnóstico15 de gravidez16. Também na fase de aleitamento do recém-nascido, CISPLATINA BIOSINTÉTICA deverá ser suspensa pela possibilidade de ser eliminada através do leite materno.

. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO À SUA SAÚDE17.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Paliativo: 1. Que ou o que tem a qualidade de acalmar, de abrandar temporariamente um mal (diz-se de medicamento ou tratamento); anódino. 2. Que serve para atenuar um mal ou protelar uma crise (diz-se de meio, iniciativa etc.).
2 Neoplasias: Termo que denomina um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento anormal e em certas situações pela invasão de órgãos à distância (metástases). As neoplasias mais frequentes são as de mama, cólon, pele e pulmões.
3 Testículo: A gônada masculina contendo duas partes funcionais Sinônimos: Testículos
4 Ovário: Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais Sinônimos: Ovários
5 Bexiga: Órgão cavitário, situado na cavidade pélvica, no qual é armazenada a urina, que é produzida pelos rins. É uma víscera oca caracterizada por sua distensibilidade. Tem a forma de pêra quando está vazia e a forma de bola quando está cheia.
6 Citostáticos: Diz-se de substâncias que inibem o crescimento ou a reprodução das células.
7 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
8 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
9 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
10 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.
11 Palpitações: Designa a sensação de consciência do batimento do coração, que habitualmente não se sente. As palpitações são detectadas usualmente após um exercício violento, em situações de tensão ou depois de um grande susto, quando o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal.
12 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
13 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.
14 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
15 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
16 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
17 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.